Flórida facilita licenciamento de médicos estrangeiros
Mundo – A Flórida se tornou pioneira nos Estados Unidos ao aprovar o Senate Bill 7016, conhecido como Live Healthy Act, que flexibiliza as regras para licenciamento de médicos formados no exterior. A iniciativa busca mitigar a crescente falta de profissionais de saúde no país — um problema que pode resultar em um déficit de até 124 mil médicos até 2034, segundo estimativas da Association of American Medical Colleges (AAMC).
Com a nova lei, médicos estrangeiros poderão obter autorização para exercer a profissão no estado sem a necessidade de refazer toda a residência médica nos EUA, desde que comprovem possuir treinamento pós-graduado equivalente ao americano, domínio do idioma inglês e histórico profissional sem irregularidades.
O Florida Board of Medicine iniciou no segundo semestre a elaboração das normas que regulamentam o processo. Entre as exigências, está a manutenção de vínculo do profissional com uma instituição de saúde na Flórida por, pelo menos, dois anos após a concessão da licença.
Apesar da flexibilização, o processo ainda requer validação do diploma pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) e pode demorar até 12 meses para ser concluído.