Roberto Cidade coloca atraso de salários da saúde na conta de Wilson Lima: “isso já se arrasta há muitos anos”

Manaus — O atual governador do Amazonas, Roberto Cidade (UB), abordou nesta segunda-feira (22/6) a crise crônica de pagamentos na rede estadual de saúde. Completando 70 dias à frente do Executivo estadual, Cidade buscou apresentar os avanços de sua gestão a curto prazo, mas não deixou de alfinetar a administração de seu antecessor, Wilson Lima, ao responsabilizá-la pelo acúmulo histórico das dívidas com os profissionais da área.
Durante a sabatina, o governador fez questão de destacar o esforço financeiro imediato que sua gestão vem realizando para estancar a crise que afeta médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do setor.
“Nesses 70 dias eu já paguei mais de R$ 100 milhões de reais para os médicos e também os outros trabalhadores da saúde”, afirmou Cidade.
Apesar do montante expressivo injetado em pouco mais de dois meses, a categoria médica ainda cobra passivos milionários referentes a gestões anteriores.
A “herança” de gestões passadas
Foi ao justificar o volume de pendências financeiras que Roberto Cidade expôs a fratura com a gestão anterior. Sem citar nominalmente Wilson Lima, o atual chefe do Executivo deixou claro que o colapso financeiro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é um problema herdado.
“Mas, naturalmente que tem outros débitos que isso já se arrasta há muitos anos. Eu tô há 70 dias à frente do governo do estado”, justificou.
Embora o governador tenha tentado adotar um tom conciliador logo em seguida — afirmando que não estava “tirando a responsabilidade” ou apenas “reclamando” —, a declaração expõe a insatisfação com a herança fiscal recebida e joga a fatura política dos atrasos no colo de Wilson Lima.








