Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Tadeu de Souza reitera defesa da Zona Franca na mídia nacional e propõe mais políticas de renda para mulheres

Compartilhe
Tadeu de Souza reitera defesa da Zona Franca na mídia nacional e propõe mais políticas de renda para mulheres

Amazonas – Tadeu de Souza reitera defesa da Zona Franca na mídia nacional e propõe mais políticas de renda para mulheres. O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, reiterou a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) como pilar estratégico da economia brasileira, em novo artigo publicado na imprensa nacional. Ao portal Poder360, Tadeu também defendeu a ampliação de políticas públicas de renda e crédito voltadas às mulheres amazonenses.

Na publicação, veiculada na terça-feira (06/01), o vice-governador aponta que o sucesso do modelo ZFM precisa ser replicado para além do Polo Industrial de Manaus (PIM), tanto na capital como no interior. Tadeu apontou que, atualmente, o salário médio do trabalhador amazonense é cerca de 40% menor do que o praticado no restante do país.

“O caminho está traçado, mas exige coragem política. É preciso conectar o Polo Industrial à economia das pessoas, fortalecer fornecedores locais, ampliar o microcrédito com orientação técnica e investir em formação rápida e direcionada”, enumerou o vice-governador.

Tadeu também assinala que o volume de empregos informais no estado ainda é grande, puxados por atividades de subsistência, comércios de bairro e serviços básicos. Nesse contexto, o destaque é para as mulheres que são chefes de famílias. Dessas, 38% vivem em lares com insegurança alimentar.

“Elas costuram, cozinham, vendem, cuidam e mantêm de pé a economia invisível de Manaus e das cidades do interior. São elas que movem o Amazonas, e é por elas que o Estado precisa reposicionar suas políticas de crédito, capacitação e renda. Não existe sustentabilidade sem justiça social”, enfatizou.

Desenvolvimento sustentável

Em seu artigo, Tadeu reforça a posição da ZFM como exemplo de política pública capaz de aliar preservação ambiental e geração de emprego e renda. O vice-governador alerta sobre a necessidade de escala, continuidade e planejamento de longo prazo para que o modelo econômico seja mais socialmente eficiente.

Para Tadeu, o desenvolvimento sustentável deve ser medido pela melhoria concreta das condições de vida da população. “O Amazonas precisa de estratégia. De um olhar técnico, humano e corajoso”, escreveu, voltando a cobrar do governo federal ações estruturantes de desenvolvimento para o Amazonas.

“O Brasil só será, de fato, uma potência verde quando o progresso chegar também às cozinhas simples da cidade, aos mercados do interior e às mãos das mulheres que sustentam o futuro. Enquanto houver floresta sem renda, a Amazônia continuará sendo uma promessa pela metade”, finalizou.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais