Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Saiba como irá funcionar a DREX: a nova moeda digital do Brasil anunciada pelo Banco Central

Compartilhe
Saiba como irá funcionar a DREX: a nova moeda digital do Brasil anunciada pelo Banco Central

Brasil – O Banco Central do Brasil revelou nesta segunda-feira (7) o nome oficial da aguardada moeda digital do país: Drex. A novidade marca um passo significativo na jornada rumo à digitalização financeira, abrindo caminho para uma maneira mais moderna, rápida e acessível de lidar com transações financeiras e impulsionar a economia.

O nome Drex é carregado de significado, com cada letra representando um aspecto fundamental da nova moeda digital. De acordo com o Banco Central, o “D” simboliza o digital, o “R” representa o real, o “E” traz a eletrônica, e o “X” evoca ideias de modernidade e conexão. Essa última letra também mantém uma ligação com o bem-sucedido sistema de transferência instantânea Pix, lançado em 2020.

Durante a live de anúncio do nome no YouTube, Fabio Araujo, coordenador do Drex no Banco Central, enfatizou a inovação por trás do nome e destacou a evolução da família do Pix com essa nova empreitada. “O time de marketing do BC criou o nome e juntou vários elementos de inovação. Com isso, damos um passo a mais na família do Pix, que a gente criou e já faz tanto sucesso”, afirmou Araujo.

O Drex foi concebido para revolucionar o cenário financeiro, agindo como uma espécie de “Pix dos serviços financeiros”. A moeda digital permitirá a transferência instantânea de ativos financeiros, aproximando-se da velocidade e eficiência já estabelecidas pelo sistema Pix.

O Drex, ou “Central Bank Digital Currency” (CBDC), é a resposta brasileira à tendência global de moedas digitais emitidas por bancos centrais. Mais de 90 países, incluindo o Brasil, estão empenhados no desenvolvimento dessas moedas virtuais, que têm o potencial de transformar radicalmente a política monetária mundial. A adoção das CBDCs poderá possibilitar que governos distribuam recursos diretamente aos cidadãos, eliminando a necessidade de intermediários bancários.

É crucial ressaltar que o Drex representa uma forma de representação digital da moeda real, o real brasileiro. Aristides Cavalcante, chefe de cibersegurança do Banco Central, enfatizou a equivalência entre a moeda física e a digital, comparando o Drex a uma nota de R$ 1, que possui a mesma paridade com o real em uma conta corrente bancária.

O lançamento do Drex está alinhado com a visão do Banco Central de ampliar a digitalização da economia brasileira, visando a eficiência e a segurança. A iniciativa do Drex faz parte de um plano mais amplo de integração com outras soluções digitais, como o Open Finance e o Pix, tornando a experiência financeira mais ágil e acessível para todos os brasileiros.

Com o anúncio do Drex, o Brasil se junta a uma crescente lista de nações que estão moldando o futuro das transações financeiras através da tecnologia, preparando-se para um cenário onde a moeda digital desempenhará um papel central na economia global.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais