Governo planeja leiloar 21 aeroportos e 18 portos até o final do ano
Brasil – O governo federal quer leiloar 21 aeroportos, 18 portos e uma hidrovia até o fim deste ano. Essa é a agenda prioritária do Ministério de Portos e Aeroportos, apresentada nesta quarta-feira (14) pelo ministro Silvio Costa Filho.
Entre os maiores projetos, está o Tecon Santos 10, planejado para o Porto de Santos. O novo terminal de carga terá área de 621 mil metros quadrados. Segundo o ministério, a previsão é de investimento de R$ 6,4 bilhões e a outorga mínima de R$ 500 milhões, que o vencedor deverá pagar ao governo. Silvio Costa Filho disse que quer garantir que o leilão saia no máximo até abril:
“O edital a gente está trabalhando para lançar no final de fevereiro, início de março. Mas a nossa expectativa é que até o dia 30 de abril a gente possa realizar na B3 o leilão do Tecon Santos 10 que, como vocês sabem, será o maior leilão da história do Brasil.”
Outro projeto importante previsto para o primeiro trimestre é o leilão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, marcado para 30 de março, e que vai marcar a saída da Infraero da administração. Os outros 20 são aeroportos regionais. O objetivo é levar dinheiro privado para o setor, disse o ministro:
“A gente está reduzindo investimentos em aeroportos regionais para jogar para a iniciativa privada, a exemplo dos 13 leilões que nós fizemos no ano passado, a oportunidade dos aeroportos regionais serem geridos pela iniciativa privada, tirando do prefeito e do governador a responsabilidade de cuidar do aeroporto.”
As ações até abril devem ser as últimas de Silvio Costa Filho no comando do Ministério. Ele já anunciou que pretende deixar o governo para se candidatar ao Senado nas próximas eleições.
Para o segundo semestre, está previsto o leilão da Hidrovia do Rio Paraguai, no trecho entre Corumbá (MS) e a foz do rio Apa.
Com informações da Agência Brasil.


