Senador Eduardo Braga e Prefeito David Almeida assinam ordem de serviço de recuperação do Ramal da Fazenda da Esperança
Manaus – O ramal da Fazenda da Esperança, no km 15 da BR-174, zona rural de Manaus, passará por uma ampla recuperação financiada com recursos destinados pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). A ordem de serviço foi assinada neste domingo (16) pelo prefeito David Almeida, durante uma visita acompanhada pelo parlamentar.
Com 8,3 km de extensão, o chamado ramal do 15 será totalmente recapeado, garantindo mais segurança, mobilidade e condições adequadas para moradores, produtores rurais e acolhidos da Fazenda da Esperança — casa de recuperação para dependentes químicos mantida pela Arquidiocese de Manaus. As obras começam já nesta segunda-feira (17), sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Durante o ato, o prefeito David Almeida revelou novas ações que integrarão a parceria entre o município e a Fazenda:
- Construção de uma usina fotovoltaica, que reduzirá custos com energia;
- Implantação de um campo de uso comunitário;
- Refinamento na estrutura da creche local, a única creche municipal em toda a zona rural de Manaus;
- Cadastro de pessoas em situação de rua ou recuperação social para acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, que reserva 3% das unidades habitacionais para esse público. A Fazenda da Esperança fará o cadastramento.
Para o prefeito, as medidas representam uma união entre infraestrutura, desenvolvimento sustentável e cuidado social na zona rural.
Durante entrevista, o senador Eduardo Braga se emocionou ao falar da relação de quase três décadas com a Fazenda da Esperança. Segundo ele, o trabalho realizado pela instituição é transformador:
“Eu me emocionei porque salvar vidas é algo muito especial. A Fazenda da Esperança salva vidas, tira jovens, homens, mulheres, pais e mães de família da dependência química e dá uma nova esperança a essas pessoas. Eu ajudo a Fazenda há quase 30 anos — no governo, fora do governo e até pessoalmente. Tudo isso me toca de forma muito especial.”
A recuperação do ramal e as novas ações anunciadas reforçam o compromisso do poder público com a população rural, aliando infraestrutura, acolhimento e oportunidades de inclusão social.




