Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Pescadores querem saber quem vai cuidar do Terminal Pesqueiro de Manaus após privatização

Compartilhe
Pescadores querem saber quem vai cuidar do Terminal Pesqueiro de Manaus após privatização

Manaus – Pescadores do Amazonas estão ansiosos com a chegada do secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, que desembarca em Manaus nesta quinta-feira (03) para cuidar dos detalhes da privatização do Terminal Pesqueiro de Manaus.

Os pescadores querem saber do secretário quem vai administrar o terminal, que nos últimos dez anos já passou pelas mãos dos governos Federal, Estadual e Municipal e pela iniciativa privada.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro anunciou o processo de privatização do terminal, em junho deste ano, os trabalhadores da pesca temem que o local seja negociado com empresários sem interesse no setor pesqueiro.

De acordo com o presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), Walzenir Falcão, existe a possibilidade que o terminal volte às mãos da empresa Frigonorte. “Essa empresa já administrou o terminal e foi uma catástrofe. O local ficou sem manutenção, o que levou ao sucateamento das balsas onde atracam os barcos pesqueiros”, lembra Walzenir.

Segundo o presidente da Fepesca, a Frigonorte não tinha boa relação com os pescadores, que eram proibidos de desembarcar a produzção no terminal. “Naquela época tivemos recordes de desperdício de peixe, com toneladas de pescado jogadas no lixo todos os dias”, lamenta Walzenir.

Conforme a agenda de visitas divulgada pela Secretaria Nacional da Pesca, o secretário terá duas inspeções ao terminal pesqueiro. A primeira visita acontece na madrugada de quinta-feira, quando Jorge Seif vai verificar o fluxo de barcos e de vendas no terminal.

A segunda visita acontece na manhã de sexta-feira, quando o secretário deve conversar com pescadores e trabalhadores do local.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais