Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ministro dos Transportes afirma ao senador Eduardo Braga que está sendo estudada uma solução para fechamento do “Eduardinho”

Compartilhe
Ministro dos Transportes afirma ao senador Eduardo Braga que está sendo estudada uma solução para fechamento do “Eduardinho”

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) obteve, nesta terça-feira (17/04), o compromisso do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, no cargo há 15 dias, de acompanhar com atenção e avaliar a série de problemas que o Amazonas registra no setor. Entre eles, a desativação do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o “Eduardinho”, antes destinado exclusivamente a operar voos entre a capital Manaus e o interior do estado.

“Essa decisão tem causado muitos transtornos para pessoas idosas, indígenas, caboclos e ribeirinhos, além de dificultar a integração regional”, disse o parlamentar durante audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), da qual é presidente. “Essas pessoas vão a Manaus, obrigatoriamente, em busca de tratamento de saúde. Eu tenho assistido a situações bastante desumanas com relação a isso, no embarque e desembarque”, completou.

Ao senador, o ministro afirmou que já começou a debater o assunto com o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Antônio Claret de Oliveira. “Assim que tivermos uma solução, chamaremos a bancada e apresentaremos para ver se ela atende as demandas do Amazonas”, disse Valter Silveira.
Isolamento – Braga alertou, ainda, para a necessidade de o Governo Federal tirar a Região Norte, especialmente, o Amazonas, do isolamento por meio de estradas trafegáveis, além de incentivos à aviação regional e à infraestrutura portuária. Ele citou vários trechos rodoviários que precisam com urgência de reparos e manutenção no estado. Entre eles, percursos da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO); a BR-307, entre Benjamin Constant – Atalaia do Norte, e BR-230 (Transamazônia), entre Lábrea –Humaitá e Apuí – Humaitá. “Tirar do isolamento estas regiões faz parte da estratégia de integração nacional”, afirmou o senador.

Ele chamou atenção também para a crise que enfrenta a aviação regional. “Os custos das passagens no interior são os mais caros do Brasil. Isto não será resolvido se não for pela participação e vontade política do governo como poder concedente e formulador de política pública”, disse Braga, que reivindicou, ainda, melhorias em portos e terminais hidroviários, como o de Maués.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais