Governo da Nicarágua, apoiado por Lula, expulsa do país freiras de Madre Teresa de Calcutá
Mundo – O governo da Nicarágua, que tem apoio incondicional do ex-presidiário Lula, expulsou do país as freiras da ordem fundada por Madre Teresa de Calcutá; 18 missionárias foram conduzidas pela polícia até a fronteira com a Costa Rica e a atravessaram a pé.
O grupo estava na Nicarágua desde 1988 e mantinha uma creche, um lar para meninas abandonadas e vítimas de abuso e um lar para idosos.
O governo de Daniel Ortega já fechou mais de 200 ONGs que funcionavam no país. A Igreja Católica tem criticado as violações de direitos humanos na Nicarágua e dado abrigo a oposicionistas do regime.
Lula apoia a Ditadura da Nicarágua
Em entrevista ao jornal El País, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua. Na fala, ele comparou o tempo em que o ditador e a chanceler alemã Angela Merkel estão no poder, mas afirmou que Ortega errou se mandou prender opositores.
“Temos que defender a autodeterminação dos povos. Sabe, eu não posso ficar torcendo. Por que que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”, disse Lula.
“Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil eu fui preso”, afirmou o ex-presidente. Ele também ressaltou que Ortega está errado se prendeu opositores para não disputarem a eleição.
*Com informações da CNN*.