Construções de creches em Autazes foram paralisadas na gestão de Andreson Cavalcante e blog Tucumã mente culpando atual prefeito
Manaus – O blog Tucumã publicou, nesta segunda-feira (17), uma matéria que, além de imprecisa, tenta induzir o leitor ao erro ao atribuir ao atual prefeito de Autazes, José Thomé Neto, a responsabilidade por obras de creches, escolas e quadras que foram canceladas entre 2019 e 2023 — todas fora de sua gestão. Thomé assumiu o cargo somente em 2024, portanto não possui qualquer vínculo administrativo com os convênios encerrados.
De acordo com a narrativa publicada pelo próprio portal, os convênios foram firmados e posteriormente cancelados ainda no período do ex-prefeito Andreson Cavalcante, que deixou diversos projetos com avanço físico baixo ou inexistente. Entre eles, a Creche Professora Francisca Arcos e escolas que sequer saíram do papel.
Apesar dessa informação estar explícita, o Tucumã tenta relacionar Thomé aos cancelamentos, em uma abordagem marcada por sensacionalismo e falta de rigor jornalístico.
O atual prefeito, ao contrário do que sugere a matéria, homologou recentemente a construção de uma nova creche padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), indicando que a atual gestão está em busca de fazer o município avançar em educação.
Veja:
A tentativa de colar em Thomé Neto a herança de obras paralisadas evidencia mais uma publicação do portal com distorções e conclusões equivocadas, que pouco contribuem para o debate público e para a compreensão correta dos fatos.



