Juiz decide que assassino de Paulo Onça vai a Júri Popular
Amazonas – O juiz titular da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, Fábio César Olintho de Souza, decidiu nesta quinta-feira (9/10) que Adeilson Duque Fonseca, conhecido como “Bacana”, será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular. Ele é acusado de homicídio qualificado contra Paulo Juvêncio de Melo Israel, o “Paulo Onça”.
O crime ocorreu em 5 de dezembro de 2024, quando a vítima se envolveu em um acidente de trânsito com o carro de Adeilson.
Paulo Onça passou longos períodos internado devido às agressões sofridas e faleceu em 26 de maio de 2025. Inicialmente denunciado por tentativa de homicídio, o Ministério Público alterou a acusação para homicídio após o falecimento da vítima.
Adeilson responde pelo processo n.º 0599501-39.2024.8.04.0001, com base no artigo 121 do Código Penal, com as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
Na decisão de pronúncia, o juiz ressaltou que a confissão do réu, os vídeos das agressões e os depoimentos de testemunhas foram suficientes para levá-lo a júri popular.
O magistrado também rejeitou a tese de defesa de que a morte teria sido causada por complicações durante a internação, considerando que elas resultaram diretamente das agressões iniciais.
O réu continuará respondendo ao processo em liberdade provisória, por ter cumprido as medidas cautelares impostas, incluindo o comparecimento periódico em juízo.
Com a pronúncia, agora serão abertos prazos para recursos.
O processo seguirá para julgamento em plenário somente após a decisão transitar em julgado, quando não caberão mais recursos.