Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF que apura fraudes contra aposentados

Compartilhe
Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF que apura fraudes contra aposentados

Brasil – A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (13), o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, em nova fase da Operação Sem Descontos, que investiga um esquema bilionário de fraudes e descontos ilegais em benefícios previdenciários.

A ação, realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpre dez mandados de prisão e mais de 60 de busca e apreensão, expedidos pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Servidor de carreira, Stefanutto presidiu o INSS entre julho de 2023 e abril de 2024, quando foi exonerado após a primeira fase da operação. Segundo as investigações, o grupo teria inserido dados falsos em sistemas do órgão e desviado recursos de aposentados e pensionistas.

A CGU aponta possíveis crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio.

Em outubro, Stefanutto foi ouvido na CPMI das Fraudes no INSS, mas ficou em silêncio amparado por um habeas corpus do ministro Luiz Fux, do STF. Na ocasião, defendeu sua gestão e os servidores do órgão.

O ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que indicou Stefanutto para o cargo, pediu cautela antes de qualquer julgamento.

A Operação Sem Descontos segue em andamento, e a PF ainda não divulgou os nomes dos outros nove presos.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais