Papa Francisco não está mais usando ventilação, informa Vaticano
Mundo – O papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma evolução positiva em seu quadro de saúde, conforme informou o Vaticano nesta quarta-feira (19). Internado há quase cinco semanas no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia decorrente de uma infecção respiratória grave, o pontífice não depende mais de ventilação mecânica noturna para auxiliar sua respiração. Segundo os médicos, a infecção está controlada, e ele deve continuar melhorando, embora a recuperação seja lenta.
A ventilação não invasiva, que utiliza uma máscara para facilitar a entrada de ar nos pulmões, foi suspensa, mas Francisco ainda recebe oxigênio por uma pequena mangueira nasal. Sem febre e com exames de sangue normais, o papa segue em condição estável, recebendo fisioterapia respiratória e motora – esta última necessária por sua mobilidade reduzida, já que utiliza cadeira de rodas devido a dores crônicas nos joelhos e nas costas. O Vaticano, porém, não estipulou uma data para sua alta.
A saúde de Francisco é marcada por fragilidades pulmonares desde a juventude, quando teve pleurisia e parte de um pulmão removida. Especialistas não envolvidos em seu tratamento alertam que, devido à idade avançada e a comorbidades, o caminho para a recuperação plena pode ser longo e desafiador. Ainda assim, as atualizações recentes trazem otimismo sobre o estado do líder da Igreja Católica.