Rio de Janeiro e Pará registram os primeiros nascimentos de 2026 no Brasil
Brasil – Nas primeiras horas deste 1º de janeiro de 2026, as maternidades brasileiras registraram a chegada dos primeiros cidadãos do ano. Em uma disputa de segundos, o Rio de Janeiro e o interior do Pará ganharam destaque nacional com nascimentos ocorridos logo após o término da contagem regressiva.
O pequeno Miguel é, até o momento, o forte candidato ao título simbólico de primeiro brasileiro de 2026. Ele nasceu nos primeiros 20 segundos do novo ano no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Com 3,055 quilos e 46 centímetros, Miguel é filho de Roberta Ribeiro, moradora do Vidigal. A velocidade do nascimento, ocorrido por meio de uma cesariana, surpreendeu a equipe médica e os familiares que celebravam a virada nas proximidades.
Praticamente ao mesmo tempo, na Zona Norte carioca, a rede pública registrou o nascimento de Ayla. Ela veio ao mundo à 0h01 no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. Diferente de Miguel, Ayla nasceu de parto normal, pesando 3,245 quilos. Seus pais, Fernanda Ferreira e Yago Teixeira, celebraram a chegada da primeira filha como um símbolo de renovação para a família neste início de ciclo.
Fora do eixo Rio-São Paulo, o Norte do país também registrou seus primeiros “bebês do ano”. Em Santarém, no oeste do Pará, o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo confirmou o nascimento de Arthur nas primeiras horas da madrugada. O bebê, que nasceu saudável com mais de 3,6 quilos, foi recebido com entusiasmo pela equipe de plantão, tornando-se o primeiro registro oficial de 2026 na região.
Esses nascimentos marcam o início de um ano repleto de expectativas e, como manda a tradição, as famílias desses bebês costumam receber homenagens das prefeituras locais e kits de enxoval para marcar a data histórica. Além da alegria familiar, os registros iniciais de 2026 reforçam a importância da rede pública de saúde, que operou em regime de plantão especial durante toda a noite de celebrações por todo o Brasil.


