Brasília Amapá Roraima Ceará Pará |
Manaus
30º

Jogo do Brasil: Manaus terá ponto facultativo nesta segunda-feira; veja como fica o expediente

Compartilhe
Jogo do Brasil: Manaus terá ponto facultativo nesta segunda-feira; veja como fica o expediente

Manaus – Os servidores públicos municipais de Manaus terão ponto facultativo nesta segunda-feira (29) para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, válida pela fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026. O decreto foi assinado pelo prefeito Renato Junior e publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

A medida considera a participação da Seleção Brasileira no Mundial como uma manifestação cultural de grande relevância para o país. Apesar da suspensão do expediente, os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, conforme previsto em lei.

A Seleção Brasileira chega embalada para o confronto desta segunda-feira após garantir a classificação para a fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. Sob o comando de Carlo Ancelotti, a equipe busca manter a boa campanha e dar mais um passo rumo ao tão sonhado hexacampeonato, alimentando a confiança da torcida brasileira em mais uma conquista mundial.

Em Manaus e em diversas cidades do país, a expectativa é de arquibancadas improvisadas, bares lotados, reuniões entre familiares e amigos e muita vibração em verde e amarelo. A esperança é de que o Brasil faça uma grande atuação diante do Japão e siga firme na disputa pelo título, unindo milhões de torcedores em torno da paixão pelo futebol e do sonho de ver a Seleção levantar mais uma taça.

O decreto também estabelece que os gestores de cada órgão poderão definir, quando necessário, horários específicos de funcionamento para garantir o atendimento ao público. Já as horas não trabalhadas serão organizadas pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad), que ficará responsável pela futura compensação dos servidores.

Manaus está entre as capitais que adotaram a medida

A capital amazonense não é a única a flexibilizar o expediente em razão do jogo da Seleção. Ao todo, 21 capitais brasileiras decretaram ponto facultativo ou reduziram o horário de funcionamento das repartições públicas nesta segunda-feira.

Além de Manaus, adotaram a medida Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.

Já Boa Vista (RR) e São Luís (MA) terão feriado municipal em razão do Dia de São Pedro.

Para os trabalhadores da iniciativa privada, a situação é diferente. A legislação brasileira não obriga empresas a liberarem seus funcionários durante os jogos da Copa do Mundo. Assim, a decisão cabe a cada empregador, que pode manter o expediente normal, reduzir a jornada ou liberar os colaboradores conforme sua política interna.

A bola rola às 13h (horário de Manaus), e a expectativa é de que milhares de torcedores acompanhem a partida em casas, bares e pontos de transmissão espalhados pela cidade.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões Abaixo do Post

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais