Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeitura de Borba inaugura primeiro Centro de Inclusão Digital na calha do Rio Madeira

Compartilhe
Prefeitura de Borba inaugura primeiro Centro de Inclusão Digital na calha do Rio Madeira

Amazonas – Em um marco histórico para a inovação e o meio ambiente no Amazonas, a Prefeitura de Borba, em parceria com o Instituto Descarte Correto e o Ministério das Comunicações, inaugurou nesta sexta-feira (06/02) o 1º Centro de Inclusão Digital Sustentável (CIDS) Prof. Antônio de Castro Pinheiro, na Escola Municipal São Raimundo do Puxurizal.

A unidade coloca Borba como pioneira na região da Calha do Rio Madeira e no seleto grupo de cidades brasileiras que cumprem integralmente a legislação federal de resíduos eletrônicos. A iniciativa faz parte do plano de governo “União e Reconstrução”, do prefeito Toco Santana e do vice-prefeito Toinho Cidade. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Borba, o Instituto Descarte Correto e o Ministério das Comunicações, entregou a população de Borba, no Amazonas, 11 computadores.

“Estamos entregando mais do que computadores; estamos entregando oportunidades. O CIDS une o aprendizado tecnológico ao cuidado com a nossa floresta. É a prova de que o projeto União e Reconstrução olha para o futuro com responsabilidade e inovação, atendendo às ordens do Governo Federal para o avanço da questão ambiental nos municípios.” Destacou o prefeito em exércicio Toinho Cidade.

Com a contemplação, agora Borba implementa a logística reversa, garantindo que o lixo eletrônico não sobrecarregue mais a lixeira municipal. O Secretário de Meio Ambiente de Borba, Marcio Góes, destacou as vantagens estratégicas da parceria: “São várias as vantagens desse acordo técnico. Primeiro, vamos desafogar nossa lixeira municipal; todo e qualquer lixo eletrônico que iria para lá, agora terá a destinação correta e reciclagem na capital através da logística reversa. Segundo, passamos a obedecer à lei federal de descarte de resíduos eletrônicos, o que pouquíssimas cidades no Brasil fazem hoje. Borba entra para o know-how das cidades ecologicamente corretas. Além disso, ganhamos uma ferramenta a mais para trabalhar a educação ambiental exigida pelo TCE e pelo Ministério Público, utilizando a tecnologia para oferecer cursos profissionalizantes.”

O CIDS oferece cursos gratuitos de informática e capacitação técnica em tratamento de resíduos eletrônicos. Os equipamentos que hoje compõem o laboratório foram recondicionados pelo Instituto Descarte Correto através do programa federal “Computadores para Inclusão”. Máquinas que antes seriam descartadas por órgãos públicos foram recuperadas por alunos de cursos técnicos e agora ganham vida nova nas mãos dos estudantes borbenses.

“Pegamos o que iria para o lixo e devolvemos em forma de tecnologia e cursos de informática, manutenção e design. Borba é a primeira da Calha do Madeira a receber esse projeto e pretendemos levar essa inovação também para as comunidades indígenas. O município ganha visibilidade, credibilidade e preservação.” — Erica Lima, Eng. Ambiental e Socioambiental do Instituto Descarte Correto.

Estrutura de descarte

Além da inauguração, a prefeitura anunciou a ampliação do programa de gestão de resíduos. A partir de agora, todas as secretarias municipais funcionarão como pontos de coleta de lixo eletrônico. A Secretaria de Meio Ambiente coordenará as campanhas de conscientização, enquanto a Secretaria de Limpeza Pública ficará responsável pela logística de coleta e destinação final.

A iniciativa gera um impacto ambiental positivo ao retirar componentes tóxicos (como chumbo e mercúrio) do solo e dos rios, transformando o “lixo” em ferramenta de ensino. Isso reduz a pressão sobre aterros sanitários e promove a economia circular, onde o resíduo deixa de ser poluição para se tornar progresso social.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais