Prefeitura de Borba inaugura primeiro Centro de Inclusão Digital na calha do Rio Madeira
Amazonas – Em um marco histórico para a inovação e o meio ambiente no Amazonas, a Prefeitura de Borba, em parceria com o Instituto Descarte Correto e o Ministério das Comunicações, inaugurou nesta sexta-feira (06/02) o 1º Centro de Inclusão Digital Sustentável (CIDS) Prof. Antônio de Castro Pinheiro, na Escola Municipal São Raimundo do Puxurizal.
A unidade coloca Borba como pioneira na região da Calha do Rio Madeira e no seleto grupo de cidades brasileiras que cumprem integralmente a legislação federal de resíduos eletrônicos. A iniciativa faz parte do plano de governo “União e Reconstrução”, do prefeito Toco Santana e do vice-prefeito Toinho Cidade. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Borba, o Instituto Descarte Correto e o Ministério das Comunicações, entregou a população de Borba, no Amazonas, 11 computadores.
“Estamos entregando mais do que computadores; estamos entregando oportunidades. O CIDS une o aprendizado tecnológico ao cuidado com a nossa floresta. É a prova de que o projeto União e Reconstrução olha para o futuro com responsabilidade e inovação, atendendo às ordens do Governo Federal para o avanço da questão ambiental nos municípios.” Destacou o prefeito em exércicio Toinho Cidade.
Com a contemplação, agora Borba implementa a logística reversa, garantindo que o lixo eletrônico não sobrecarregue mais a lixeira municipal. O Secretário de Meio Ambiente de Borba, Marcio Góes, destacou as vantagens estratégicas da parceria: “São várias as vantagens desse acordo técnico. Primeiro, vamos desafogar nossa lixeira municipal; todo e qualquer lixo eletrônico que iria para lá, agora terá a destinação correta e reciclagem na capital através da logística reversa. Segundo, passamos a obedecer à lei federal de descarte de resíduos eletrônicos, o que pouquíssimas cidades no Brasil fazem hoje. Borba entra para o know-how das cidades ecologicamente corretas. Além disso, ganhamos uma ferramenta a mais para trabalhar a educação ambiental exigida pelo TCE e pelo Ministério Público, utilizando a tecnologia para oferecer cursos profissionalizantes.”
O CIDS oferece cursos gratuitos de informática e capacitação técnica em tratamento de resíduos eletrônicos. Os equipamentos que hoje compõem o laboratório foram recondicionados pelo Instituto Descarte Correto através do programa federal “Computadores para Inclusão”. Máquinas que antes seriam descartadas por órgãos públicos foram recuperadas por alunos de cursos técnicos e agora ganham vida nova nas mãos dos estudantes borbenses.
“Pegamos o que iria para o lixo e devolvemos em forma de tecnologia e cursos de informática, manutenção e design. Borba é a primeira da Calha do Madeira a receber esse projeto e pretendemos levar essa inovação também para as comunidades indígenas. O município ganha visibilidade, credibilidade e preservação.” — Erica Lima, Eng. Ambiental e Socioambiental do Instituto Descarte Correto.
Estrutura de descarte
Além da inauguração, a prefeitura anunciou a ampliação do programa de gestão de resíduos. A partir de agora, todas as secretarias municipais funcionarão como pontos de coleta de lixo eletrônico. A Secretaria de Meio Ambiente coordenará as campanhas de conscientização, enquanto a Secretaria de Limpeza Pública ficará responsável pela logística de coleta e destinação final.
A iniciativa gera um impacto ambiental positivo ao retirar componentes tóxicos (como chumbo e mercúrio) do solo e dos rios, transformando o “lixo” em ferramenta de ensino. Isso reduz a pressão sobre aterros sanitários e promove a economia circular, onde o resíduo deixa de ser poluição para se tornar progresso social.


