Pancadas de chuva devem atingir o Amazonas nesta quinta-feira (4); veja os municípios mais afetados
Amazonas – O centro e leste do Amazonas, incluindo a capital Manaus, devem registrar pancadas de chuva ao longo desta quinta-feira (4/9), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da instabilidade, o calor segue forte no Norte do país: Belém (PA) pode chegar a 34 °C, enquanto Palmas (TO) lidera como a cidade mais quente do Brasil, com máxima de 37 °C.
No Acre e em Rondônia, o clima fica mais estável, mas o calor também não dá trégua, com temperaturas próximas de 34 °C. O Inmet alerta que a umidade relativa do ar pode cair em alguns pontos da região, exigindo atenção redobrada à hidratação e aos cuidados com a saúde.
Enquanto o Norte enfrenta calor e chuva isolada, o Sul do país registra instabilidade. Uma frente fria provoca chuvas desde a madrugada no Rio Grande do Sul, que se espalham para Santa Catarina e Paraná. A região está sob alerta de perigo para tempestades, com risco de raios, ventos fortes e granizo. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 11 °C e a máxima não passa de 21 °C.
No Sudeste, o tempo permanece estável e as temperaturas sobem, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. O Espírito Santo, porém, terá mais nuvens por influência dos ventos marítimos.
No Centro-Oeste, o sol predomina e o ar continua seco, mas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão em alerta para tempestades. Goiás e o Distrito Federal seguem com manhãs frias e tardes quentes.
No Nordeste, a circulação de ventos do oceano mantém o tempo fechado no litoral, do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. Salvador e região do Recôncavo estão sujeitos a chuvas fortes, enquanto estados como Ceará, Piauí e Maranhão terão sol predominante, com máximas de 30 °C em Fortaleza a 37 °C em Teresina.
O Inmet recomenda que, durante temporais, a população evite se abrigar debaixo de árvores, desligue aparelhos elétricos e siga as orientações da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) em caso de risco.