Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

No Dia do Índio, Governo do Estado exalta cultura dos povos indígenas do Amazonas

Compartilhe
No Dia do Índio, Governo do Estado exalta cultura dos povos indígenas do Amazonas

Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), exalta o desenvolvimento indígena do estado neste Dia do Índio, comemorado hoje (19). A comunidade indígena, que cresce e se desenvolve junto com a tecnologia, não deixa de lado suas raízes e culturas aprendidas com os ancestrais, sendo exemplo disso seus artesanatos, apresentações e músicas.

Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, a importância que reside em toda a cultura e desenvolvimento indígena abre espaço para a desenvoltura e conhecimento.

“Uma das fontes de renda dos parentes que moram no Amazonas são seus produtos feitos artesanalmente, ensinados de geração a geração. Por isso, em alusão a este dia, precisamos impulsionar a valorização da produção manual indígena e a segmentação de cada povo voltada a nossa linhagem”, disse.

Artesanato – O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, mantido pela FEI, expõe e comercializa peças e itens artesanais, fortalecendo a arte e a cultura indígenas do estado. O espaço vem impulsionando a venda do empreendedor indígena e incentivando a fabricação, reinventando e produzindo produtos de boa qualidade, com detalhes ricos em suas peças artesanais, comercializa vestimentas, acessórios, remédios à base de extração natural da floresta e possibilitando pinturas corporais.

O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki fica na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul da capital, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os que desejarem adquirir os produtos.

Ecoturismo – A 1ª Feira do Artesanato Indígena, impulsionada pelo Governo do Estado, no período de 1º a 3 deste mês, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), possibilitou alavancar as vendas para os artesãos e a ampliação da apreciação às apresentações indígenas, dando engajamento ao progresso na ampliação da cultura.

Além do município da Região Metropolitana, Manaus e outras cidades receberam a feira para buscar o individualismo do artesão de cada região, trabalhando assim o ecoturismo.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais