Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar transição de gestão municipal em Coari

Compartilhe
MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar transição de gestão municipal em Coari

Amazonas – Com o objetivo de prevenir eventuais irregularidades e prejuízos ao erário durante a transição de mandato na Prefeitura Municipal de Coari, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça do município, instaurou o Procedimento Administrativo nº 2024/0000143842. A medida se baseia no Manual de Transição Municipal 2024, expedido em outubro deste ano pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR).

O documento orienta os gestores municipais sobre uma transição eficiente e o dever de fornecer informações — em especial, as que possam prejudicar o processo, para adoção de providências cabíveis e responsabilização dos agentes públicos.

O procedimento administrativo também utiliza os artigos 1º, 7º e 9º da Resolução nº 11/2016 do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que determina que as comissões de transição representem ao TCE-AM, MPAM e Ministério Público Federal (MPF) os documentos com informações sobre a situação econômica, prevenindo irregularidades e desvios de recursos públicos.

De acordo com o promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros, o Ministério Público busca uma transição harmoniosa, com acesso às informações anteriores, de modo a demonstrar maturidade política e fortalecer as instituições democráticas. Essa prática gera confiança na governança e na estabilidade do sistema político.

“A mudança de governo, quando bem feita, favorece a continuidade administrativa, evita prejuízos financeiros e institucionais, ajuda a identificar problemas e a buscar soluções mais assertivas, além de contribuir com a transparência em favor da sociedade”, argumentou o promotor de Justiça.

No despacho, a promotoria de Justiça determina que o atual prefeito municipal e o seu sucessor informem, no prazo máximo de dez dias, a composição de suas respectivas equipes de transição de governo, com informações sobre os servidores ou agentes públicos com capacidade técnica para repassar as informações.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais