Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Laudo confirma que Raiva Humana foi causa da morte de jovem no Amazonas

Compartilhe
Laudo confirma que Raiva Humana foi causa da morte de jovem no Amazonas

Amazonas – O resultado do diagnóstico da morte de um adolescente de 17 anos, que morreu no dia 16 de novembro deste ano, no interior do Amazonas, confirmou que a causa da morte foi por Raiva Humana. A informação foi repassada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório referência para doenças infecciosas em todo o Brasil, para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), e divulgada neste sábado (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A suspeita de Raiva Humana foi levantada por conta do histórico do paciente para mordida de morcego. De acordo com familiares, o adolescente havia sido atacado pelo animal na comunidade Tapira, no rio Unini, zona rural de Barcelos, onde residia.

A irmã do adolescente, uma criança de 10 anos, está internada na Fundação de Medicina Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com sintomas semelhantes. A menina também passou por exames, mas ainda não se sabe o resultado.

De acordo com o boletim médico, a paciente de 10 anos segue internada em coma, hemodinamicamente instável e com quadro clínico considerado gravíssimo. Na quarta-feira (22), foi iniciada a aplicação do Protocolo de Milwaukee, indicado pelo Ministério da Saúde (MS), com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina. O tratamento é responsável pelos três únicos casos de cura de raiva humana registrados no mundo.

Outro paciente, de 44 anos, da mesma comunidade, está internado na FMT-AM. No entanto, exames já haviam descartado a suspeita de Raiva Humana. O homem segue internado, em observação e sem apresentar sintomas de encefalite viral.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais