Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Agricultores de Caramuri recebem investimentos para produzir abacaxi em larga escala

Compartilhe
Agricultores de Caramuri recebem investimentos para produzir abacaxi em larga escala

Manaus – O apoio do Governo do Amazonas na produção local também vai projetar o abacaxi para a conquista de um selo nacional certificado pelo Sebrae para a comercialização do fruto em todo o Brasil e no mundo

As famílias da comunidade do Caramuri, localizada na região fronteiriça dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, devem aumentar em 30% a produção agrícola, sobretudo do abacaxi, com a aquisição de equipamentos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). O investimento na produção local também vai projetar o abacaxi para a conquista de um selo nacional certificado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a comercialização do fruto em todo o Brasil e no mundo.

Os produtores rurais da região receberam perfuradores de solo e distribuidores de fertilizantes e sementes, oriundos do Termo de Fomento firmado entre o FPS e a Associação Agrícola São Francisco do Caramuri, no valor de R$ 99,9 mil. A solenidade de entrega dos materiais foi realizada nesta sexta-feira (23/03) pela presidente de honra do FPS, Mônica Mendes.

Na ocasião, foi destacada a atuação do Sebrae-AM na região do Novo Remanso com o projeto Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Os projetos com o selo IG resultam em produtos com maior poder de negociação, preços diferenciados, acesso a novos mercados e a garantia de participação em outros nichos de comercialização.

“Muito importante esse trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo nessa região porque vai colaborar para o crescimento dessas famílias que, além de receberem esses investimentos do FPS, vão poder, em breve, contemplar a produção do abacaxi em larga escala. Isso é geração de renda e desenvolvimento socioeconômico para nossa população”, ressaltou a presidente do FPS, Mônica Mendes.

Adequação – Desde 2017, o Sebrae-AM está percorrendo as regiões que fazem parte da produção do abacaxi no Novo Remanso para trabalhar a adequação dos agricultores ao requisitos da IG. Segundo o analista técnico do Sebrae–AM, Jonas Reis, em Caramuri, o Sebrae está desenvolvendo esses projetos para adequação do produtor às exigências da IG.

“O abacaxi do Novo Remanso é conhecido na região amazônica com um dos melhores do Brasil. E esse reconhecimento dessa Indicação Geográfica vai dar um selo a esse produto que quer dizer que todo abacaxi que tem esse selo é da região do Novo Remanso e vai agregar valor no mercado local e até internacional”, destacou Jonas Reis.

Apoio – Os implementos devem beneficiar 32 famílias da região. A Associação Agrícola São Francisco do Caramuri tem como foco principal a pesca artesanal, a produção de abacaxi, cupuaçu e maracujá, artesanato e turismo local.

“É uma grande alegria a comunidade estar sendo fortalecida para a agricultura familiar e é fundamental esse apoio porque dá acesso às novas tecnologias para produzirmos com mais qualidade os produtos”, disse o produtor rural, Daniel da Silva.

Emissão de documentos e capacitação impulsionarão produção – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) também concedeu aos produtores rurais de Caramuri 52 Carteiras de Produtor Primário (CPP), 19 Declarações de Aptidão de Produtor (DAP), 4 Cadastro Ambiental Rural(CAR) e 20 certificados do curso de mecanização, dos quais sete agricultores foram treinados para o trabalhar com o trator.

O evento ainda contou com a participação dos titulares e representantes da Secretarias de Estado de Infraestrutura (Seinfra), de Produção Rural (Sepror), Região Metropolitana (SRMM), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Idam e Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa).



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais