Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Força Nacional do SUS realiza ações de prevenção em saúde no Amazonas

Compartilhe
Força Nacional do SUS realiza ações de prevenção em saúde no Amazonas

Amazonas – Nos dias 19 e 20, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou ações preventivas no Amazonas, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem severa, queimadas e baixa qualidade do ar.

Foram discutidas ações voltadas especialmente para os territórios indígenas do estado, além da avaliação da capacidade de assistência à população local. Também foi realizada visita técnica à Casa de Saúde Indígena (Casai), em Manaus.

A Secretária Estadual de Saúde do Amazonas, Nayara Moraes, entregou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio para enfrentar a estiagem, destacando a necessidade de reforço logístico para as áreas afetadas. No estado, 1,5 mil comunidades estão isoladas por causa da seca e das queimadas.

“Identificamos a necessidade de apoio logístico para a entrega de água e alimentos, além de assistência à saúde. O mapeamento das áreas mais afetadas será apresentado em breve”, afirmou Juliana Lima, enfermeira e coordenadora da ação da Força Nacional do SUS.

O Ministério da Saúde intensificou as medidas de apoio aos estados e municípios afetados pela crise climática, que tem gerado necessidades graves de auxílio humanitário, como a distribuição de água e alimentos.

Além do Amazonas, na última semana o Acre também recebeu equipes da Força Nacional do SUS. Lá, foram realizadas visitas técnicas, assistência em comunidades ribeirinhas, avaliação de dados epidemiológicos e pactuação de ações com os governos estaduais e municipais.

Próximas ações

Na próxima semana, as equipes da Força Nacional do SUS estarão em Rondônia para mapear a situação no estado.

O Ministério da Saúde tem prestado apoio a estados e municípios afetados pelas queimadas e pela seca extrema. O principal objetivo é monitorar a capacidade de assistência e elaborar planos de resposta em caso de emergência de saúde pública. Nesta semana, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, voltou a afirmar que mitigar os efeitos das queimadas é “prioridade”.

Cerca de 10% dos municípios amazonenses estão isolados, como Benjamin Constant, onde não é mais possível a remoção de pacientes por via fluvial — a única forma de acesso à cidade.

“A ministra da Saúde determinou a mobilização da Força Nacional do SUS. Viemos entender melhor as questões e conhecer a rede de assistência do Amazonas”, comentou Massuda.

* Com informações da Agência Brasil



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais