Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Festival Amazonas de Ópera recebe medalha da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no RJ

Compartilhe
Festival Amazonas de Ópera recebe medalha da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no RJ

Amazonas – O Festival Amazonas de Ópera (FAO) foi contemplado com a medalha Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma distinção de grande prestígio concedida pelo Governo Federal a organizações e figuras que tiveram contribuições notáveis para a cultura brasileira.

A solenidade aconteceu na terça-feira (20/05), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Este reconhecimento ressalta a importância do FAO, que ao longo de quase trinta anos tem transformado a Amazônia em um dos centros mais relevantes da ópera no país e na América Latina.

A homenagem foi feita pelo Ministério da Cultura em uma cerimônia ocorrida recentemente, enfatizando o papel do FAO na promoção da ópera como uma forma artística viva, acessível e conectada com os desafios e potencialidades da região amazônica. Realizado anualmente em Manaus desde 1997, o festival é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e já apresentou uma variedade de produções, muitas delas em estreias inéditas no Brasil.

“Nós celebramos com muita honra o recebimento da Medalha da Ordem do Mérito Cultural a esse grande movimento cultural do nosso Estado. A excelência erudita do Festival Amazonas de Ópera mostra a força e a tradição que tem nosso festival lírico. Essa medalha mostra que o Governo do Estado está no caminho certo, fazendo e fomentando, de forma séria, a cultura do nosso Amazonas”, comemorou o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André.

A diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera, Flávia Furtado, enalteceu a honraria e acrescentou que a homenagem é um reconhecimento muito simbólico para todos que constroem o FAO ano após ano.

“É a valorização de um trabalho coletivo, feito com excelência, comprometimento e amor pela arte. Representa também a força da cultura amazônica e o quanto ela é capaz de dialogar com o mundo a partir da ópera, um território onde tradição e inovação se encontram. Este prêmio nos inspira a seguir promovendo acessibilidade, formação e internacionalização da ópera brasileira a partir da floresta”, declarou

Com um repertório que abrange desde clássicos até estreias contemporâneas, o festival tem se destacado por sua audácia artística, promoção de talentos locais e iniciativas educativas, como o Corredor Criativo da Amazônia e programas de formação para jovens cantores, maestros e cenotécnicos.

Por receber a Ordem do Mérito Cultural, o Festival Amazonas de Ópera se firma como um símbolo de resiliência, excelência e projeção internacional da ópera brasileira, demonstrando que a Amazônia também entoa melodias — com vigor, elegância e autenticidade.

Realizado pelo Ministério da Cultura, com recursos da Lei Rouanet, patrocínio do Bradesco, e com apoio de Innova e Swarovski, o Festival Amazonas de Ópera é organizado pelo do Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com informações da Assessoria. 

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais