Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Casos suspeitos de doença de Chagas são investigados no interior do Amazonas

Compartilhe
Casos suspeitos de doença de Chagas são investigados no interior do Amazonas

Amazonas – Conforme a secretária municipal de Saúde de Amaturá, Janete Eufrásio, os casos suspeitos de doença de Chagas foram identificados na comunidade Caturiá 3, zona rural do município e notificados na quinta-feira (05/05) à FVS-RCP. Técnicos das instituições foram enviados ao município nesta sexta-feira (06/05) para agilizar o diagnóstico, tratamento e investigação da origem dos casos.

A Reunião com a secretária municipal de Saúde de Amaturá ocorreu na última quinta-feira (05/05), na FVS-RCP, onde o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), investiga o surgimento de dez casos suspeitos de doença de Chagas em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus).

“As informações ainda são preliminares, mas a rapidez no diagnóstico, tratamento e investigação da origem dos casos é fundamental para o controle da disseminação da doença, e não vamos medir esforços para prestar o suporte necessário ao município”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

“As informações preliminares são que os casos suspeitos estão ligados à ingesta de açaí. Assim que fomos notificados, a equipe de vigilância foi mobilizada”, informou Janete. Detalhes sobre pacientes e o estado de saúde estão sendo investigados.

A equipe é composta por técnico da SES-AM, médico da FMT-HVD e técnicos da FVS-RCP do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS-AM), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), por meio da Subgerência de Entomologia (SGENTO).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que foi constituída uma equipe para atender e investigar a situação em Amaturá. “Imediamente foi mobilizada uma equipe de técnicos para seguir até Amaturá e verificar a situação in loco. Todos os casos registrados estão sendo monitorados para que possamos identificar a fonte de infecção e interromper a cadeia de transmissão”, afirma.

A investigação epidemiológica dos casos está sendo intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Amaturá, que recebe suporte da SES-AM, por meio da FVS-RCP.

Segundo o chefe do DVA/FVS-RCP, Elder Figueira, essa é a primeira vez, em cerca de 18 anos, que Amaturá apresenta casos de doença de Chagas e que 18 casos suspeitos estão sendo revisados. “A princípio, os casos receberam diagnóstico de malária, mas, durante a revisão de lâminas do exame, foi observada a presença do parasita Trypanosoma cruzi, havendo confirmação laboratorial da doença”, disse Elder.

A principal forma de prevenção é a inspeção visual e a captação dos frutos antes da preparação e manipulação dos alimentos.

Equipe segue para o município nesta sexta-feira (06/05).FOTOS: Divulgação/FVS-RCP e Eduardo Prado/FVS-RCP Transmissão

O parasita Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença de Chagas. No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre por meio de ingestão de suco de açaí contaminado.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais