Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Bomba: prefeito Cecéu, de Santo Antônio do Içá, defende policiais acusados de estuprar mulher indígena na cadeia; veja vídeo

Compartilhe
Bomba: prefeito Cecéu, de Santo Antônio do Içá, defende policiais acusados de estuprar mulher indígena na cadeia; veja vídeo

Amazonas – O prefeito de Santo Antônio do Içá, conhecido como Cecéu, provocou indignação ao gravar um áudio em que defende policiais acusados de estuprar, durante nove meses, uma mulher indígena da etnia Kokama, de 29 anos, na Delegacia do município.

No áudio, o prefeito questiona a veracidade da denúncia, alegando que a vítima possui “problemas mentais” e teria inventado os abusos para obter indenização do Estado. “Eu sinceramente não acredito que eles tenham feito alguma coisa”, afirmou Cecéu, criticando ainda o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e o Judiciário pela prisão preventiva de quatro dos seis suspeitos.

A postura do prefeito é não apenas insensível, mas também perigosa, ao deslegitimar o sofrimento de uma vítima que enfrentou abusos sexuais recorrentes, muitas vezes coletivos, enquanto estava detida em uma cela mista, sem assistência médica ou psicológica, entre novembro de 2022 e agosto de 2023.

A indígena, que amamentava um recém-nascido na época, foi submetida a violações em locais como a cela, a cozinha e a sala de armas da delegacia, conforme apurado pelo MPAM. Laudos médicos, psicológicos e exames de corpo de delito confirmam os crimes de estupro de vulnerável, estupro qualificado e tortura, desmentindo categoricamente as alegações de Cecéu.

Sob a liderança da procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, o MPAM agiu com rapidez e rigor, conseguindo a prisão de três policiais militares – Claudemberg Lofiego Cacau, Osiel Freitas da Silva e Nestor Martins Ruiz Reategui – e do guarda municipal Maurício Faba Nunes, neste sábado (26).

A atuação exemplar do MPAM expôs as falhas do sistema prisional amazonense, como a ausência de celas femininas, que facilitaram os abusos.

A conduta de Cecéu levanta questionamentos sobre sua capacidade de liderar uma cidade que clama por justiça e proteção às populações vulneráveis. Em vez de apoiar a vítima e exigir punição aos responsáveis, o prefeito optou por desqualificar uma denúncia grave, minando a confiança da comunidade no poder público. A sociedade amazonense, mobilizada por portais como Sumaúma e CM7 Brasil, que trouxeram o caso à tona, espera que as autoridades locais se posicionem contra essa postura e que o MPAM continue sua luta incansável por justiça.

A vítima foi presa por um suposto homicídio ocorrido em 2018. Ela havia ido à delegacia denunciar uma agressão sofrida pelo companheiro e acabou sendo detida.

Ouça áudio:



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais