Amazonas registra 431 novos processos por erro médico só no primeiro semestre de 2025
Amazonas – O Amazonas registrou 431 novos processos por erro médico apenas no primeiro semestre de 2025. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolvem ações por danos materiais e/ou morais decorrentes da prestação de serviços de saúde.
Entre agosto de 2023 e julho de 2024 o estado também notificou 5.731 incidentes na assistência à saúde, segundo levantamento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com base em informações da Anvisa. Os principais registros envolvem uso inadequado de cateter venoso (2.349), lesão por pressão (916) e falhas diversas durante o cuidado ao paciente (780).
Na região Norte, foram contabilizados 20.741 mil incidentes, sendo Rondônia com maior registro (5.983); Amazonas (5.731); Pará (4575); Tocantins (2817); Acre (921); Amapá (416) e Roraima (298).
Amazonas
Os principais incidentes notificados no Estado envolveram cateter venoso com 2.349 registros; lesão por pressão foram 916 e falhas durante a assistência à saúde, 780.
Entre as ocorrências mais graves estão a administração incorreta de medicamentos, seja por dosagem ou tipo errados, e a realização de cirurgias em locais equivocados no corpo dos pacientes, todos incidentes considerados evitáveis por meio de melhoria de processos. Esses dados refletem a seriedade do tema e o impacto que podem ter na segurança do paciente.
“Em comparação a outras regiões do país, como o Nordeste, que registrou 96.625 notificações, o volume na região Norte é relativamente baixo. Isso pode indicar menor maturidade nos processos e na cultura de segurança, especialmente na gestão de riscos. O sistema de notificação de incidentes é essencial para identificar pontos de melhoria e para que não se ocultem falhas, permitindo o apoio da liderança, o aprimoramento da visão de risco e a implementação de melhorias nos processos de cuidado, resultando em maior segurança ao paciente.”, afirma Paola, presidente da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.
E a diretora de Regionais da SOBRASP, Gilvane Lolato, complementa ressaltando a urgência de ações educativas, melhorias nos processos assistenciais e fortalecimento da cultura de segurança como estratégias essenciais para reduzir danos e promover e um cuidado mais seguro e de qualidade à população.
O cenário no Amazonas reflete uma realidade preocupante em todo o país: o Brasil somou 45.967 novos processos por erro médico somente no primeiro semestre de 2025 e 396.629 incidentes assistenciais entre agosto de 2023 e julho de 2024.
A Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) lança nesta sexta-feira (15), em Manaus, sua primeira regional no país. A nova unidade irá atender todos os estados do Norte, com o objetivo de fortalecer estratégias para qualificação do cuidado e promoção da segurança do paciente na região. O lançamento ocorre das 9h às 17h, no Hospital Check Up, na avenida Umberto Calderaro, 500, bairro Adrianópolis. O evento está aberto a todos os profissionais da saúde. Inscrições estão abertas no link.



