‘’Vou ter que indenizar Lula por causa da Lava-Jato. É mole?’’, diz ex-procurador condenado por danos morais
Brasil – No Brasil, ”o poste mija no cachorro”. A analogia inversa de valores é verídica e se trata de quando algo óbvio que deveria acontecer, acontece totalmente ao contrário do que era esperado. Essa metáfora é recorrente na justiça brasileira.
Exemplo disto é que o ex-procurador Deltan Dallagnol terá que pagar uma indenização para Lula no valor de R$75 mil por danos morais devido à forma como foi apresentada a primeira denúncia contra o ex-mandatário da nação, na Operação Lava-Jato em 2016.
O valor total deve superar cerca de R$ 100 mil com juros e correção monetária, mas Dallagnol já afirmou que irá recorrer.
Deltan Dallagnol relata que na Lava-Jato observa vários corruptos se livrando e sendo impunes pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesse caso, pontua especificamente o caso do ex-presidente Lula, que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias e mesmo assim foi colocado impune pelo STF.
A decisão proferida pelo STJ, por 4 votos a 1 contra Deltan Dallagnol, é relativa a uma entrevista coletiva em 2016 para apresentar a primeira denúncia contra Lula.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, Luís Felipe Salomão, que avaliou que Deltan extrapolou sua autoridade, provocando danos à imagem, honra e nome do petista.
“INDIGNADO! Essa é a palavra que define. Vou ter que INDENIZAR LULA por causa da LAVA-JATO!’’, desabafou Dallagnol.
INDIGNADO! Vou ter que INDENIZAR LULA por causa da LAVA JATO!https://t.co/IyVOpsD5ge
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 22, 2022
Dallagnol ressalta ainda que quem paga por esses crimes são os investigadores, pessoas que trabalham no caso e a sociedade brasileira.
”O que a gente está vendo é uma total inversão de valores no Brasil. É o sistema reagindo. Isso nos traz indignação e frustração”, disse o ex-procurador.



