Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeito de Jutaí preso com ouro ilegal negocia acordo da punição com MPF

Compartilhe
Prefeito de Jutaí preso com ouro ilegal negocia acordo da punição com MPF

Amazonas – Em 22 de novembro de 2021, o prefeito de Jutaí, Pedro Macário Barboza, mais conhecido como Pedrinho (PDT), foi detido com 257 gramas de ouro ilegal.

O caso, que ganhou repercussão nacional, chamou a atenção da polícia, que concluiu que o ouro não tinha origem legal. Agora, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) vai decidir sobre um acordo que está sendo negociado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a defesa do gestor público.

De acordo com as investigações, o MPF propôs um “acordo de não persecução penal”, em julho de 2022, com cláusulas como a confissão do crime por parte do prefeito, a renúncia à posse do ouro apreendido, prestação de serviços comunitários por 12 meses e o pagamento de R$ 75.932,29 a título de prestação pecuniária.

A defesa do prefeito, por sua vez, aceitou a negociação, mas entrou com uma contraproposta. A advogada do prefeito propôs a redução ou isenção da prestação pecuniária e a substituição da prestação de serviços à comunidade pela autorização para doar 100 cestas básicas de R$ 150 a uma instituição indicada pelo MPF. O mandato do prefeito se encerra no dia 31 de dezembro de 2024.

O caso ainda não foi encerrado e a contraproposta apresentada está sendo analisada pelo Ministério Público. Como o prefeito tem foro privilegiado, a justiça de primeiro grau não tem competência para julgar, e o processo será remanejado para a segunda instância, que é o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

O prefeito chegou a ser afastado de suas funções em julho do ano passado, supostamente acusado de receber propina em ouro para manter o garimpo ilegal na região do Alto Solimões, onde se localiza o município. No entanto, voltou ao cargo com uma liminar, mas o caso ainda segue em investigação. Conforme o MPF, o acordo de não persecução vale apenas para o caso do ouro apreendido com o prefeito, sem efeitos sob outras apurações.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais