Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Exploração de potássio na Amazônia depende da aprovação do Governo do Estado para conter falta de fertilizantes no Brasil

Compartilhe
Exploração de potássio na Amazônia depende da aprovação do Governo do Estado para conter falta de fertilizantes no Brasil

Brasil – A exploração de potássio na Amazônia foi sugerida na noite da última sexta-feira (15), pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, como forma de conter a eventual falta de fertilizantes no Brasil, questão apontada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Durante a cerimônia para revisão de normas trabalhistas, na última quinta-feira (14), o presidente previu desabastecimento do país no próximo ano por falta de fertilizantes.

“Vou avisar um ano antes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem”, declarou Bolsonaro, que prometeu um plano emergencial para conter o impasse.

Após uma viagem oficial de 12 dias por Egito, Emirados Árabes Unidos e Grécia, o vice-presidente foi questionado sobre o tema em questão e respondeu que solucionar o problema ”não é tão simples”. Segundo Mourão, existe uma grande mina de potássio a ser explorada na Amazônia, mas que ainda não foi realizada por estar aguardando licenciamento por conta de comunidades indígenas dos arredores.

Exploração de potássio no Amazonas 

O questionamento sobre a demora na aprovação do licenciamento para a exploração de potássio no Amazonas, é preocupante, visto que a ação é 100% benéfica para a plantação no Estado.

O potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes, que estará em falta ano que vem, como apontou Bolsonaro. O mineral é largamente utilizado para aumentar a produtividade no campo e, juntamente com o nitrogênio e o fósforo, forma a tríade presente nas formulações NPK.

“Seria uma renda de R$ 10 bilhões por ano para o Estado do Amazonas, além de nos tornar autossuficientes no potássio, fonte de vários fertilizantes”, disse o vice-presidente.

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais, do Serviço Geológico do Brasil, Marcio Remédio, caso esses depósitos já identificados entrem em produção, o impacto para o setor agrícola e para produção de fertilizantes no Brasil seria imediato.

Faltando pouco para finalizar o ano de 2021, a exploração deve estar sendo realizada o quanto antes, por esse motivo, é essencial a aprovação do licenciamento pelo Governo do Amazonas.

Mourão disse que não queria mais comentar sobre o tema, pois segundo ele, o presidente já deve estar recebendo dados que ele não possui.

 

 

 

 

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais