Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Desembargadora suspende decisão para que prefeito cassado de Codajás continue no cargo

Compartilhe
Desembargadora suspende decisão para que prefeito cassado de Codajás continue no cargo

Amazonas – Nesta quinta-feira (12), a desembargadora Carla dos Reis suspendeu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que cassou os mandatos do prefeito de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), Antônio Ferreira dos Santos (Progressistas), e o vice-prefeito, Cleucivan Gonçalves Reis (Avante), até que sejam julgados os embargos de declaração (recurso que visa aclarar pontos da decisão) que serão apresentados por eles.

A magistrada, que atua no TRE-AM, considerou, na medida cautelar concedida que, o afastamento do prefeito e do vice provocaria alternância de poder com a possibilidade de grave lesão à ordem pública, social e econômica, situação que deve ser evitada, de acordo com as decisões já tomadas pela Corte. Ressaltou que a troca de comando do município “poderá trazer prejuízo irreparável ou de difícil reparação”, o que afetaria a continuidade dos serviços públicos.

Antônio Ferreira dos Santos  e o Cleucivan Gonçalves Reis foram cassados no dia 5 do mês de maio por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.  O TRE-AM determinou a  a realização de novas eleições em Codajás. O relator da ação, desembargador Jorge Lins, vice-presidente do tribunal, acatou os argumentos da primeira instância de que a chapa praticou corrupção eleitoral e captação ilícita de recursos de emenda parlamentar da Colônia de Pescadores.

“Voto por julgar parcialmente procedente o recurso eleitoral interposto pelos recorrentes Antônio Ferreira dos Santos e Cleucivan Gonçalves Reis mantendo a cassação dos diplomas de prefeito e vice-prefeito e afastando tão somente em relação ao recorrente Antônio Ferreira dos Santos a sanção de inelegibilidade”, votou o relator, no dia do julgamento.

O  TRE-AM é a segunda instância da Justiça Eleitoral no Amazonas. A terceira e última  a ser recorrida é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a apreciação dos embargos de declaração, o prefeito ainda pode levar o caso ao TSE.
Antônio Ferreira foi eleito com 51,40% dos votos. Foram 6.301 votos no total. O candidato derrotou Miqueias Carvalho, que ficou em segundo lugar com 41,23% (5.054 votos).

Para visualizar a decisão na íntegra clique aqui

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais