Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Bomba: bastidores da política apontam que Amazonino poderá ser obrigado a trocar de vice na última hora

Compartilhe
Bomba: bastidores da política apontam que Amazonino poderá ser obrigado a trocar de vice na última hora

Amazonas – Faltando menos de um mês para as eleições deste ano, não se comenta outra coisa nos bastidores da politica que não seja o rumor sobre a troca do nome do candidato a vice-governador de Amazonino Mendes (Cidadania). A mudança de Humberto Michiles (PSDB) do cargo, pode ocorrer devido ao pedido de impugnação de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). 

O pedido foi feito pelo também candidato ao Governo do Estado, Henrique Oliveira (Podemos), no último dia 27 de agosto e é acompanhado pela desembargadora eleitoral Carla Reis.

O motivo da solicitação se deu por conta da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que determina que um candidato condenado por órgão colegiado não pode concorrer às eleições por ser inelegível. No caso de Michiles, ele respondeu por improbidade administrativa junto ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), por alugar um imóvel sem licitação, à época, quando esteve como secretário municipal de Educação (Semed).

A ação movimentou o tabuleiro político amazonense e agora a pergunta que não quer calar é: “Quem será o vice de Amazonino?”.

Humberto Michiles e sua equipe ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Pedido de impugnação

Mesmo que o pedido de impugnação de Humberto ainda não tenha sido decidido pelo TRE-AM, a equipe jurídica do candidato tenta reverter a situação, uma vez que a realização do pleito está “às portas”, e faltam poucos dias para ocorrer a votação. Eles alegam que conseguir um novo nome para compor como vice de Amazonino Mendes, é quase impossível, visto que as condições do candidato não são nada favoráveis. 

“Seja julgada totalmente improcedente a impugnação, em vistas da ausência dos requisitos necessários à configuração da inelegibilidade, uma vez que os direitos políticos do “impugnado” jamais foram suspensos, não há condenação transitada em julgada ou por órgão colegiado; e não há qualquer menção a enriquecimento ilícito, o que, conforme jurisprudência do STF, é necessário para fins de inelegibilidade”, diz parte do pedido de desconsideração da defesa de Michiles.

Novo vice de Amazonino 

A equipe de Amazonino Mendes também foi procurada para verificar se já existe algum novo nome a ser cotado, porém não houve retorno das informações.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais