Quem é a Mulher que dividiu a opinião pública no Amazonas? Conheça a desembargadora Socorro Guedes
O nome dela está nos noticiários locais praticamente todos os dias na última semana, mas não é pelo o que ela almoçou, vestiu ou para onde viajou, e sim por decidir sobre o afastamento ou não de José Melo do cargo de Governador.
Durante os recursos do Governador José Melo na tentativa de ficar no cargo após sua cassação, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura foi um nome forte e importante para os rumos do Amazonas.
Nos dias de hoje, onde se fala muito sobre o empoderamento das mulheres na sociedade, Socorro Guedes é um nome para se acompanhar e um modelo a seguir.
A Desembargadora é a terceira mulher a comandar a corte eleitoral do Amazonas, tomou posse em 2014 e deve ficar até este ano e também foi a primeira mulher, em 2003, a se tornar Procuradora Geral de Justiça no Estado.
Ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987 e exerceu a titularidade das Promotorias de Justiça dos municípios de Anori, Codajás e Manacapuru. Após 17 anos dedicados ao MPE foi nomeada para o cargo de desembargadora do TJAM pelo Quinto Constitucional, em 17 de dezembro de 2004.
Socorro Guedes tem uma retórica bem trabalhada e sempre sabe o que falar e quando falar.
“Não há outra Justiça que esteja mais perto da democracia popular tal como se encontra a Justiça Eleitoral”, disse Socorro durante sua posse no TRE-AM.
“Tudo que sou não é somente meu, mas daquelas pessoas que me dão suporte. Isso só faz reforçar meu compromisso em continuar lutando. O que todos esperam é que possamos lutar pela Amazônia. Sentimo-nos orgulhosos em morar e lutar por ela. Estou muito feliz em receber esta honraria. Temos de ter fé e procurar fazer um mundo melhor, mas sempre com união” disse a desembargadora Socorro Guedes durante o recebimento da medalha Grande Amazônidas 2014.
“Entendo que a alternância de chefia do Poder Executivo, neste momento, reconhecido por todos nós, traz insegurança, intranquilidade e descontinuidade do serviço público. Não precisamos de mais crises, nosso povo precisa de paz”, justificou Socorro Guedes ao divulgar sua decisão pela permanência de José Melo no Governo do Estado.




