Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Partido que não preencher cota feminina fica sem recursos do Fundo Partidário

Compartilhe
Partido que não preencher cota feminina fica sem recursos do Fundo Partidário

A terceira palestra do Segundo Seminário de Direito Eleitoral, promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na tarde desta terça-feira (19), serviu de alerta para que os representantes de partidos políticos, advogados e assessores de parlamentares que vão atuar diretamente nas eleições municipais deste ano, atentem para o fato de que a minirreforma eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165) prevê o aumento da participação feminina em todo o processo. Se os partidos não cumprirem as normas estabelecidas, podem perder recursos do Fundo Partidário e até tempo na televisão.

A indicação é da especialista em Direito Eleitoral, Maria Benigno, que foi convidada a ministrar a palestra “Participação Feminina nas Eleições”, logo após a explanação do juiz Paulo Feitoza e a equipe do TRE-AM, destrincharem as novas regras da “Propaganda Eleitoral”.

A advogada acredita que as novas regras vão estimular maior participação feminina nas eleições deste ano e nas próximas eleições. Maria Benigno exemplificou a perda de tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, para os partidos que não preencherem as cotas femininas. “Pela legislação até o fundo partidário será influenciado”, completou.

De acordo com a minirreforma, todo partido deve investir um mínimo de 5% dos recursos que recebe do Fundo Partidário destinado às campanhas eleitorais, para promover a participação política das suas candidatas. O partido que não cumprir com essa regra, vai perder o dinheiro que será transferido para outra conta e só poderá ser usado novamente, se for para a promoção da participação feminina. A mesma Lei 13.165/15, que alterou dispositivos da Lei 9.096/96, prevê que o percentual de tempo dedicado à promoção da participação feminina passou de 10% para 20% até 2019.

Para esta quarta-feira (20) – último dia do seminário – estão previstas as palestras do procurador da República, Leonardo Galliano, às 9h, sobre “Registro de Candidaturas” e do membro do Controle Interno do TRE-AM, José Mário Oliveira, sobre “Fonte de Recursos e Prestação de contas”, a partir das 14h.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais