Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

A máscara caiu! Any Margareth e vereadores criam “Cortina de Fumaça” que beneficia a Samel

Compartilhe
A máscara caiu! Any Margareth e vereadores criam “Cortina de Fumaça” que beneficia a Samel

Manaus – O blog Radar Amazônico, comandado por Any Margareth, está novamente divulgando Fake News para atacar a empresa Hapvida. Desta vez, uma cadeia de desinformações foi publicada pela página da “Boladona” com o intuito de criar uma “cortina de fumaça” para favorecer a empresa Samel. As mentiras envolvem desde uma falsa acusação de licitação que seria direcionada à Hapvida até distorções das condições estruturais da rede hospitalar na cidade. E para piorar, dois vereadores estão diretamente ligados na disseminação das mentiras.

Mentira do Radar caindo por terra

Nesta quinta-feira (11) comissão Permanente de Licitação da Câmara Municipal de Manaus reuniu-se para decidir sobre o plano de saúde para servidores da Câmara Municipal. Ao contrário da narrativa divulgado por Any e os vereadores Guedes e Carpê, foi a Hapvida quem acabou sendo impedida de concorrer, e a empresa Samel acabou sendo a favorecida no pregão. O caso gerou indignação por parte das advogadas representantes da Hapvida, que alegam falta de transparência de trâmites legais e suspeita de direcionamento para a Samel, levantando questionamentos sobre a licitude da decisão. Agora, não apenas a Hapvida, mas outras operadoras que se sentiram prejudicadas, estão protocolando uma denúncia no Ministério Público do Amazonas e no Tribunal de Contas do Amazonas.

De acordo com a advogada que representa a Hapvida, o pregoeiro não cumpriu todos os trâmites legais para decidir, sem debate, que a Samel seria a vencedora da licitação, mesmo sem ouvir a outra parte. A advogada, indignada com a situação, chegou a questionar o pregoeiro sobre a falta de negociação, já que é normal em um jogo de disputa de licitação, quando não tem uma “pedra marcada” , haver um debate sobre as vantagens da proposta da empresa. A Hapvida poderia ofertar um lance menor,  o que beneficiaria o erário. No entanto, o pregoeiro decidiu suspender a sessão e não deu explicações sobre não ter feito todos os trâmites legais.

Veja vídeo:

Ao mesmo tempo em que o pregão ocorria, Any Margareth instrumentalizava seu veículo de comunicação para, por meio de mentiras e desinformação, inflar ódio e revolta contra a empresa Hapvida e prejudicá-la no pregão que viria a ocorrer.

Vereadores divulgam Fake News

Além do Radar, os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e Capitão Carpê (Republicanos) fizeram parte do esquema de propagação de Fake News contra a Hapvida. Desde a última terça-feira (9), ambos os parlamentarem se mostraram empenhamos em divulgar a mentira do Radar em suas as redes sociais, criando vídeos citando a matéria do blog e até se mobilizando para entrar com uma representação no Ministério Público do Amazonas contra a Hapvida, que agora está sendo justamente umas das empresas vítimas desta “Cortina de Fumaça” arquitetada por Any Margareth.

As denúncias, sem respaldo, sugerem uma estratégia eleitoral dos vereadores de criar polêmica e escandalizar a população mais leiga, ao mesmo tempo que favorece financeiramente grupos políticos ligados ao Radar Amazônico. Afinal de contas, quem é o CEO da Samel e quem ele irá apoiar em 2024?

Leia também: Em ano eleitoral, vereadores Guedes e Carpê divulgam Fake News para prejudicar servidores que precisam de atendimento na Saúde

 

Nota de esclarecimento

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), reafirmando o compromisso com a transparência em todos os seus procedimentos licitatórios, esclarece o ocorrido na manhã desta quinta-feira (11/01), na Comissão de Licitações da Casa Legislativa, relacionado ao Pregão n° 23/2023.

Após análise inicial, a Comissão de Licitação da CMM, não credenciou a Hapvida

Assistência Médica S/A, respaldada pela alinea “c” do tópico 13, do edital do certame, que determina que as operadoras não detenham, junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), o Indice Geral de Reclamações (IGR) anual superior a 15%, em relação à quantidade de reclamações e sua base de clientes/consumidores, considerando o ano base de 2022.

A Agência Nacional de Saúde (ANS), que dispõe e publicita, os dados das operadoras de saúde, atribuiu à Hapvida Assistência Médica S/A indice de 47,9% de reclamações, no período exigido pelo edital, porcentual superior ao permitido no certamente, que é de até 15%.

A empresa Samel Plano de Saúde LTDA, detém 13% em relação à quantidade de reclamações, considerando o ano base de 2022, preenchendo, desta forma, todos os requisitos previamente constantes no edital, segundo a ANS. Sendo a mesma, após vencida todas as etapas do pregão, considerada vencedora desta etapa licitatória.

A CMM reitera seu compromisso com a transparência e total publicidade de seus atos, pilares imprescindíveis para a realização de todos os processos desta gestão, bem como respeita todas as leis vigentes no país.

Manaus, 16 de janeiro de 2024 Diretoria de Comunicação da CMM

 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais