Wilson Lima anuncia novo decreto e restringe saída de casa para comprar comida, remédios ou ir aos hospitais
O governador Wilson Lima acaba de anunciar a publicação de um novo decreto, ainda mais restrito, a partir de segunda-feira. Nele, as pessoas só poderão sair de casa para comprar comida e remédios. “Diante desse cenário e da recomendação da Procuradoria Geral, nós vamos baixar um decreto com medidas mais rígidas. Não há lockdown no Estado do Amazonas. Supermercados abertos a alimentação, bebidas, limpeza e higiene pessoal. Farmácias, serviços de saúde, feiras, das 4h às 8h da manhã, padarias, bares e restaurantes, no delivery, das 6h às 22 horas. Obras e engenharia só para a área de saúde. Transporte de alimentos, medicamentos, insumo e trabalhadores de atividades permitidas. A indústria funcionará em turnos de 12 horas.”, explicou. O decreto vale por sete dias.
Afirmando que não trata de lockdown e nem de restrição do direito de ir e vir, o govenador disse que as pessoas só poderão sair de casa para ir ao supermercado, feira, farmácia ou hospitais. O decreto valerá por dez dias. “Não há necessidade de correr para o supermercado”, ressaltou. “Todos os pronto socorros estão acima ou com 100% da capacidade”, justificou o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.
O Amazonas tem 584 pessoas na fila esperando um leito, destes 101 por UTI. Hoje a deficiência de produção de oxigênio está na casa dos 125 mil metros cúbicos.