Torcedores contam com serviços de voluntariado e acessibilidade no Torneio Olímpico de Futebol em Manaus
Os jogos olímpicos em Manaus começaram com muito prestígio e apoio social para quem veio prestigiar a primeira rodada dupla do Torneio Olímpico de Futebol, nesta quinta-feira (4), na Arena da Amazônia. Entre os serviços oferecidos para estrangeiros e a população manauara estavam o de voluntariado do Programa Ajuri- Voluntários da Amazônia para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Manaus, e de acessibilidade para pessoas com deficiência.



Entre uma abordagem e outra, estava a amazonense Ângela Moraes, 34, que mora na Espanha, mas que veio para o Estado integrar a equipe. “É um evento importante para o Brasil e vou fazer esse trabalho com muita felicidade até o último dia dos jogos em Manaus, afinal é algo que vai ficar para a história”.
A funcionária pública Maria das Graças, 46, veio assistir a primeira rodada dupla do Torneio com a família, e foi orientada sobre procedimentos importantes para prestigiar os próximos jogos. “Eu não sabia que podia trazer bolsas e alimentos, daí tive que deixar, e entendo que faz parte das regras de segurança do evento. Não vou trazer mais para os outros jogos”.
Acessibilidade – A praticidade em chegar até a Arena da Amazônia foi importante para as pessoas com deficiência e seus familiares. Com o apoio de dez ônibus adaptados, as pessoas saíram da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Humberto Calderaro, e foram deslocadas até a entrada no Portão “D” da Arena. Para o cadeirante Rubens Paz, 60, o trabalho vai ser fundamental para os três dias de jogos na capital amazonense. “Foi essencial essa facilidade para o cadeirante nesse evento, porque ajuda a gente chegar de maneira mais digna e respeitosa”.
O serviço do transporte conta com apoio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e estará disponível nos dias dos jogos em Manaus, com saída do estacionamento da ALEAM, a partir das 16h. O transporte tem o objetivo de levar os passageiros até a Arena da Amazonas.
Fotos: Nathalie Brasil (Secom)


