Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Trabalhadores protestam contra fechamento de frigorífico da JBS

Compartilhe

SÃO PAULO. Trabalhadores do frigorífico da JBS na cidade de Presidente Epitácio, no interior paulista, ocuparam hoje a empresa em protesto contra a decisão do grupo de desativar a unidade. De acordo com Antonio Vitor, presidente interino da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo (Fetiasp), o fechamento da unidade, previsto para a sexta-feira, dia 17, significará a demissão de seus 795 funcionários.

“Na manhã desta quinta-feira, dia 16, vamos realizar um novo protesto”, disse Vitor, em comunicado da Federação.

A intenção dos trabalhadores, segundo Carlucio Gomes da Rocha, diretor da Fetiasp, é tentar negociar com a empresa.

“Se não tivermos êxito, vamos propor ao governador Geraldo Alckmin (de São Paulo) repensar o pagamento do subsídio que o governo estadual faz aos frigoríficos para manter os empregos”, disse Rocha.

Procurada, a JBS confirma que encerrará nesta sexta-feira as atividades da unidade de Presidente Epitácio. E disse que, apesar do protesto dos trabalhadores, a unidade, que já está em processo de desativação e funcionou normalmente nesta quarta-feira.

“Apesar do atual cenário macroeconômico, a companhia vinha mantendo até aqui,com muito esforço, o equilíbrio econômico financeiro de sua unidade na cidade de Presidente Epitácio. Entretanto, com a decisão do Governo do Estado de São Paulo de alterar as regras tributárias, no inicio do mês de abril deste ano, com a publicação do Decreto 61.907/16, tornou-se inviável a manutenção das atividades dessa unidade”, justificou az empresa em comunicado.

A JBS confirma que “mantinha” 795 trabalhadores naquela unidade, que realizavam atividades de desossa. A empresa diz que oferecerá aos empregados a possibilidade de transferência a outras unidades suas.

“Aqueles (colaboradores) que não puderem ou não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento, de acordo com aquilo que prescreve a legislação, bem como todos os acordos e regras vigentes”, disse a empresa, acrescentando que a decisão de encerrar as atividades da unidade “foi devidamente comunicada ao sindicato representativo da região, assim como a companhia já está em contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT)”.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais