Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Pioneer fechará fábrica em Manaus e deixará 172 trabalhadores desempregados

Compartilhe
Pioneer fechará fábrica em Manaus e deixará 172 trabalhadores desempregados

Amazonas – A Pioneer do Brasil anunciou que encerrará suas atividades na Zona Franca de Manaus (ZFM) em 31 de março de 2025, resultando na demissão de 172 trabalhadores. A empresa, presente no Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 2003, justificou a decisão pelas dificuldades de mercado enfrentadas na última década, agravadas pela pandemia da Covid-19.

Impacto e medidas da Suframa

Nesta segunda-feira (3), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) se reuniu com representantes da Pioneer para discutir os impactos do fechamento da unidade. O órgão se colocou à disposição para auxiliar na recolocação dos colaboradores afetados.

Concorrência chinesa e mudanças de mercado

A Pioneer, renomada no setor de áudio automotivo, tem enfrentado dificuldades devido à concorrência crescente dos produtos chineses, que oferecem centrais multimídia a preços mais acessíveis. Além disso, a popularização de centrais multimídia integradas nos carros fabricados no Brasil tem reduzido a demanda por equipamentos aftermarket, afetando as vendas da empresa.

Desde o início de suas operações na capital amazonense, a Pioneer produziu reprodutores de DVD, autorrádios, centrais multimídia, alto-falantes e amplificadores. O fechamento da fábrica foi uma decisão da matriz japonesa e faz parte de uma reestruturação global.

Futuro da marca no Brasil

Atualmente, a unidade em Manaus opera em um único turno comercial, e todos os trabalhadores já receberam aviso prévio, com garantia do pagamento de seus direitos e negociação de uma indenização adicional.

Ainda não há confirmação sobre a continuidade da comercialização de produtos Pioneer no Brasil após o fechamento da fábrica. A empresa, que é fornecedora de grandes montadoras como Toyota, Honda, Mazda, Daihatsu e General Motors, marcou época com produtos icônicos, como os CD players “Golfinho” dos anos 2000. O encerramento das atividades em Manaus representa o fim de um ciclo para os apaixonados por som automotivo no país.

 





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais