Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Just Time Metais consolida posição no mercado com crescimento orgânico acima da média nacional

Compartilhe
Just Time Metais consolida posição no mercado com crescimento orgânico acima da média nacional

Manaus – A Just Time Metais, com sede no Polo Industrial de Manaus (PIM), destaca-se como uma das empresas que mais cresce no setor de metais preciosos no Brasil, na produção de insumos a base de prata, ouro, paládio, platina e ródio. A empresa celebra avanços significativos com construção de sede própria e salto na capacidade produtiva a fim de atender a demanda crescente no país.

Com 5 anos de fundação e 4 anos de operação, a indústria entrou na fase de consolidação das operações após formar sólida carteira de clientes. A prospecção de negócios revelou que o setor opera em cenário empresarial favorável para a conquista de novos nichos no mercado. Diante disso, a Just Time adquiriu área própria e vai ampliar sua área construída em quase 50%.

‘Hoje, estamos num local alugado com 1 mil m², mas já adquirimos um terreno onde iremos construir nossa sede própria com um tamanho maior. Inicialmente, serão 1.500 m² de área construída com capacidade para duplicar se o mercado continuar neste nível de ascensão. No começo utilizávamos apenas 40% da área e, hoje, o espaço já ficou pequeno’, diz Márcio Ferreira, diretor-administrativo da Just Time.

Mercado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima crescimento do setor, em 2025, de apenas 1,6%. A projeção para a indústria de transformação é ainda mais desanimadora, queda de 0,7% este ano.

A Just Time Metais desenvolve-se na contramão da economia brasileira. O crescimento orgânico (venda de produtos e aumento da base de clientes) tem oscilado entre 10 e 25% ao ano desde a abertura. A explicação está na grande aceitação dos insumos fabricados seguindo rigorosos controle de qualidade e no diferencial feito em suas parcerias comerciais.

As projeções de crescimento recorde esbarraram na política de tarifas impostas pelo governo americano a diversos países, entre eles o Brasil.

“O nosso faturamento cresceu. Vínhamos registrando uma média de 20 a 25% ao ano. Demos uma desacelerada por causa do problema que ocorreu com as tarifas impostas pelos Estados Unidos, que elevou as taxas para as importações. As indústrias recuaram um pouco. Mesmo assim, nosso crescimento está girando na faixa de 10 a 15% anual, o que é muito animador quando comparado com segmentos tradicionais que devem fechar 2025 estáveis, sem ganhos’, analisou o administrador.

Com todas as certificações para operar no mercado externo, o diretor de Comércio e Indústria da Just Time planeja a entrada definitiva em cenários internacionais. “Nós temos um projeto aprovado para isso. A Just Time tem todas as certificações, as documentações necessárias para fazer tanto importação quanto exportação. Existe projeto, a intenção de avançar além das fronteiras brasileiras. Estamos analisando o momento e as oportunidades para avançarmos no mercado internacional com uma estrutura consolidada, capaz de suprir os pedidos da forma e nos prazos estipulados nos rigorosos contratos internacionais. Esse é o nosso objetivo”, declarou Márcio.

A carteira de clientes inclui empresas do PIM e de outros estados do país, concentrados em sua maioria na Região Sudeste. O maior polo consumidor do país tem absorvido com regularidade o que é fabricado com excelência em Manaus.

“Através de uma sólida relação comercial, nossos produtos estão chegando a um dos maiores centros consumidores do mundo. A aceitação do mercado nos mostra que temos qualidade e preço para ir além dos nichos onde operamos atualmente.” ponderou Márcio.

Recuperadora de metais e construção civil

Com início no PIM, a empresa começou a fazer o processo de recuperação de resíduos dos metais preciosos, sobras nas produções dos insumos a base dos minerais para atender a solicitação dos clientes que se encontram no Polo Industrial de Manaus. Como o valor da matéria-prima é extremamente elevado, evita-se as perdas ao máximo. O nível de aproveitamento chega a quase 100%.

“Quando se usa o papel no processo, na maioria dos casos, se descarta porque o custo de reciclagem não compensa. Metal precioso não. Tudo que está envolvido no processo, não se joga fora. Temos outra empresa que é a BAhLC do Brasil, uma recuperadora de metais em São Paulo. Uma joalheria, quando faz o banho da joia com ouro, ocorrem resíduos dos processos. Esse material é coletado e recuperado por meio de transformação química. Nossas atividades neste setor serão descentralizadas. Teremos uma unidade aqui (em Manaus) para atender os nossos clientes que têm este tipo de insumo. Faremos essa reciclagem dos materiais desses processos produtivos”, explicou o diretor Márcio Ferreira.

A construção civil é outro setor que contribui na utilização de produtos confeccionados a base de metais preciosos. Como produzem imóveis em larga escala, isso deve impactar diretamente no faturamento de empresas como a Just Time Metais.

“Muita gente não sabe, mas chuveiro elétrico usa fio de prata. O reflexo do espelho é obtido a partir de nitrato de prata. É um banho de prata que que faz aquele reflexo. Tem alguns tipos específicos de soldas feitas com prata. Quando o setor da construção civil cresce, automaticamente, nós acompanhamos. A indústria automotiva, a indústria de eletrônicos, todos utilizam produtos feitos a partir de metais preciosos. Quando se fala em prata e ouro, se pensa logo em joias. E, na verdade, o mercado de joias é mínimo em relação ao consumo das indústrias”, completou o diretor-comercial Leandro Cardoso.

Suframa

O superintendente Bosco Saraiva, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em visita a sede da empresa nesta quarta-feira (12/11), destacou o papel estratégico do empreendimento. “A Just Time é um exemplo de crédito da Zona Franca de Manaus, com investimentos em modernização e atuação em um subsetor novo. Ela representa o avanço e a diversificação do Polo Industrial de Manaus”, disse Bosco.

O chefe da autarquia propôs exibir o vídeo institucional da empresa nos painéis informativos da Autarquia, ampliando sua visibilidade junto ao público técnico e acadêmico que frequenta a sede. “Recebemos diariamente estudantes e visitantes interessados nos subsetores do Polo Industrial de Manaus. O vídeo da Just Time é didático, mostra com clareza a aplicação dos metais preciosos na indústria e será ideal para nosso painel, que voltou a ter grande sucesso”, concluiu.

Just Time Metais

A Just Time Metais é uma indústria instalada no Polo Industrial de Manaus, especializada na transformação de metais preciosos em insumos de alta qualidade para os setores joalheiro, eletrônico, médico e químico. Fundada em 2020, opera com certificação ISO 9001 e todas as licenças exigidas. Seu portfólio inclui ânodos de prata, aurocianeto de potássio, ligas de platina, paládio e ouro, com foco em reaproveitamento de insumos e controle ambiental. A empresa investe em tecnologia, qualidade e expansão. Atualmente, constrói sede própria para desenvolver e ampliar projetos voltados ao mercado nacional e internacional.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais