INSS suspende quatro bancos por irregularidades em empréstimos consignados; saiba mais
Brasil – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu na última quinta-feira (17), os acordos de cooperação com quatro instituições financeiras — Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Crédito Direto — que operavam empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, tem caráter cautelar e vale até a conclusão das investigações que apuram irregularidades na oferta de crédito a beneficiários do INSS.
Segundo o órgão, a medida busca “salvaguardar o interesse público” e garantir que as operações cumpram todas as normas de segurança e transparência.
Com a suspensão, os quatro bancos estão impedidos de firmar novos contratos de consignado com desconto direto no benefício.
As operações já existentes, no entanto, seguem válidas e não serão afetadas por enquanto.
O Banco Inter afirmou, em nota, que está em contato com o INSS para esclarecer os motivos da decisão e reforçou seu compromisso com a conformidade regulatória. As demais instituições citadas ainda não se manifestaram oficialmente.
O crédito consignado é uma modalidade popular entre aposentados e pensionistas, por oferecer juros mais baixos e desconto direto na folha de pagamento.
O INSS não detalhou quais práticas levaram à suspensão, mas informou que os processos administrativos seguem em andamento e podem resultar em novas penalidades, caso as irregularidades sejam confirmadas.