Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Governo Dilma teve crescimento médio de 0,9% até 2015, o terceiro pior da História

Compartilhe

RIO – Com a retração de 3,8% registrada no ano passado, o governo de Dilma Rousseff mantém a marca de terceiro pior crescimento econômico desde o início da República, segundo cálculos do economista Reinaldo Gonçalvez, professor da UFRJ. Desde 2011, o PIB brasileiro cresceu, em média, 0,9%. O número só é melhor que os resultados acumulados no governo Collor (-1,3%) e de Floriano Peixoto (-7,5%).

Até 2014, a média do governo Dilma era de 1,6%. Agora, o desempenho da petista se distancia ainda mais do legado de seu antecessor: durante o governo Lula, o Brasil cresceu, em média, 4%. Já a administração de Fernando Henrique Cardoso teve crescimento médio de 2,3%, metade do registrado pelo antecessor Itamar Franco (5%).

Para Reinaldo Gonçalves, o resultado do ano passado reforça o sentimento de que a crise se agravou em 2015.

— O Brasil tem uma crise sistêmica com vetor político muito forte. Só pode entrar em reequilíbrio se tiver um movimento muito forte no campo político institucional. Aí joga as expectativas para outro campo — avalia o economista.

Para Gonçalves, o mais preocupante é o efeito das expectativas sobre os investimentos no país. No ano passado, a formação bruta de capital fixo — formada pela produção de máquinas e equipamentos e da construção civil — recuou 14,1%.

— O investimento depende das expectativas, quando a renda cai muito no ano anterior, o investimento no ano seguinte despenca — destaca Gonçalves.

Em toda a história da República, o maior crescimento foi registrado durante o governo militar de Garrastazu Médici (1969-1974), com alta de 11,9%.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais