Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Crise: 1.200 milionários estão deixando o Brasil de forma permanente em 2025 e levando os empregos embora; veja vídeo

Compartilhe
Crise: 1.200 milionários estão deixando o Brasil de forma permanente em 2025 e levando os empregos embora, diz consultoria

Brasil – O país deve perder 1.200 milionários em 2025, segundo projeção da consultoria Henley & Partners, especializada em residência e cidadania por investimento. O número representa uma alta de 50% em relação a 2024, quando 800 milionários deixaram o país, e coloca o Brasil como o sexto país do mundo com maior número de saídas desse grupo.

Os milionários — definidos pela consultoria como indivíduos com patrimônio líquido superior a US$ 1 milhão — estão buscando estilo de vida melhor, segurança, acesso a serviços de saúde e educação de qualidade. Entre os destinos mais procurados estão os Emirados Árabes Unidos, seguidos por Estados Unidos e Itália.

O CEO da Henley & Partners, Juerg Steffen, destacou que esta tendência reflete não apenas mudanças no regime tributário, mas também uma percepção crescente de que maiores oportunidades, liberdade e estabilidade estão em outros países. Segundo a consultoria, o Reino Unido será o país que mais perderá milionários em 2025 (16.500), seguido por China (7.800) e Índia (3.500).

“Pela primeira vez em uma década de monitoramento, um país europeu lidera o mundo em saídas. Não se trata só de mudanças no regime tributário. Reflete uma percepção cada vez mais profunda entre os ricos de que maiores oportunidades, liberdade e estabilidade estão em outro lugar”, afirmou Steffen.

Além do Reino Unido, outros países europeus como França, Espanha e Alemanha também devem registrar perdas significativas neste ano. Entre os principais beneficiários desse movimento estão Suíça, Itália, Portugal e Grécia, que atraem milionários impulsionados por regimes fiscais favoráveis, apelo ao estilo de vida e programas de migração por investimento.

O influenciador financeiro Primo Rico comentou o impacto da saída de milionários para a economia brasileira. Segundo ele, quando esses empresários deixam o país, levam junto empresas e empregos diretos e indiretos, criando uma cascata de efeitos negativos.

“Todo ano sai um relatório chamado Global Wealth Migration Report, que fala sobre o impacto dos empresários em mais de 50 países. Quando um milionário ou bilionário vai embora, ele leva junto empregos e investimentos. Isso afeta toda a economia. Precisamos parar com o ódio contra quem tem patrimônio e focar em estimular novos negócios e gerar empregos”, alertou.

O relatório da Henley & Partners ainda destaca que a presença de empresários e pessoas endinheiradas ajuda a reduzir a desigualdade, promover inclusão econômica e beneficiar a população mais carente. A saída desses milionários significa, portanto, que o país perde não apenas riqueza financeira, mas também potencial de crescimento e geração de empregos, impactando diretamente toda a sociedade.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais