Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Bom ou ruim? Indonésia de olho na Zona Franca de Manaus

Compartilhe
Bom ou ruim? Indonésia de olho na Zona Franca de Manaus

Manaus – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) recebeu, nesta semana, a visita do embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, e do ministro conselheiro da embaixada, Sudarsono Soedirlan. O encontro, ocorrido na sala de reuniões da autarquia, foi conduzido pelo superintendente em exercício da SUFRAMA, Bruno Lobato, e teve por objetivo discutir meios de estreitar as relações entre a SUFRAMA e o país asiático. A reunião contou com a participação do técnico da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Rafael Gouveia, que fez uma breve apresentação sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

O superintendente Bruno Lobato destacou que há diversas formas de intercâmbio que podem gerar benefícios para a área de atuação da SUFRAMA e para a Indonésia, tendo em vista as necessidades do Polo Industrial de Manaus (PIM), por exemplo. “Aqui temos indústrias de diversos segmentos que utilizam insumos para uma variada lista de produtos, de televisores a motocicletas. Incrementar as relações comerciais com a Indonésia poderia possibilitar a importação, dentro dos limites legais dispostos nos Processos Produtivos Básicos, de insumos para as linhas de produção instaladas na Zona Franca de Manaus, bem como o país asiático poderia ampliar sua participação como mercado consumidor dos produtos originados aqui”, afirmou.

O embaixador indonésio disse que a região de Batam, localizada próxima à Cingapura, conta com um regime econômico especial e uma aproximação com a ZFM poderia gerar uma relação comercial benéfica a ambos países. “Temos insumos que atraem a atenção de investidores internacionais, como empresas que estão instaladas tanto na Indonésia quanto na Zona Franca de Manaus. Seria interessante criarmos a oportunidade de trabalhar em conjunto e crescer”, pontuou Riyanto.

Durante a apresentação feita aos diplomatas asiáticos, foram destacados dados dos Indicadores de Desempenho do PIM, como produção e faturamento. As questões logísticas e as Áreas de Livre Comércio (ALCs), cobertas pelos incentivos administrados pela SUFRAMA, também foram evidenciadas aos diplomatas, que demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos, em especial devido à extensa área de atuação da autarquia, com ramificações em regiões fronteiriças.

 

Fonte: Superintendência  Zona Franca de Manaus


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais