Barbosa defende reforma da Previdência em debate do Instituto Lula
BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, voltou a defender a realização da reforma da Previdência ao participar de um debate sobre política econômica promovido pelo Instituto Lula na tarde desta quinta-feira em São Paulo. Segundo participantes do encontro, que reuniu lideranças sindicais e políticas, o ministro ressaltou que o sistema de aposentadorias no país precisa mudar para sobreviver. A Previdência é o maior gasto do governo federal e, diante da queda nas receitas por causa da recessão econômica, as contas públicas estão no vermelho há dois anos.
Os sindicalistas e políticos, no entanto, defenderam que esse não é o momento de discutir reformas e cobraram do ministro uma agenda de recuperação da economia e geração de empregos. Barbosa ponderou que o governo tem agido nessa área e citou como exemplos as recentes ações de estímulo ao crédito para o setor de infraestrutura e imobiliário.
— Vamos dizer que 95% da preocupação das pessoas presentes no debate é com a geração de empregos — disse um participante.
Mais cedo, em discurso no seminário em comemoração dos 30 anos do Tesouro Nacional, Barbosa já havia defendido a reforma e dito que o momento atual não pode ser de “extremismos na política econômica”.