Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Vereadora Yomara Lins acolhe servidora que denunciou Procurador Geral Adjunto da CMM por assédio sexual

Compartilhe
Vereadora Yomara Lins acolhe servidora que denunciou Procurador Geral Adjunto da CMM por assédio sexual

Manaus – Em um ato de solidariedade e apoio, a vereadora Yomara Lins (Podemos), vice-presidente do Parlamento Municipal, tomou medidas significativas para amparar uma funcionária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que denunciou o Procurador Geral Adjunto, Ruy Silvo Lima de Mendonça, por assédio sexual.

A denúncia, registrada no processo administrativo Nº 2024.10000.10718.0.002348, envolve acusações de importunação com comportamentos vexatórios e agressivos, incluindo beijos sem consentimento e promessas de favores, como viagens, passeios e jantares. Desde que o caso veio à tona em 19 de junho, a identidade da denunciante tem sido mantida em sigilo para sua proteção.

Demonstrando compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, a vereadora Yomara Lins acolheu a funcionária em seu gabinete. Essa transferência foi realizada para garantir que a vítima tivesse um espaço de trabalho livre de pressões e constrangimentos, enquanto a investigação prossegue.

A Câmara Municipal de Manaus, por meio do presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (União Brasil), instaurou imediatamente uma sindicância para apurar as denúncias. A comissão, presidida pelo procurador Eloi Pinto Andrade Junior e composta por Hiléia Tereza dos Santos Torres e Sintia Mara Pessoa Medeiros, solicitou a prorrogação da investigação por mais 30 dias, destacando a necessidade de ouvir todas as testemunhas. Além deste período, será aberto um novo prazo para que o acusado elabore sua defesa.

Em nota oficial, a CMM enfatizou seu repúdio a qualquer tipo de conduta que cause exposição ou constrangimento a mulheres ou servidores. A Câmara aguarda a conclusão das investigações para adotar novas medidas formais e legais, reafirmando seu compromisso com a justiça e a proteção de seus funcionários.

A ação da vereadora Yomara Lins reforça a importância de líderes comprometidos com a segurança e o bem-estar de seus colegas de trabalho, servindo de exemplo para a sociedade sobre como lidar com situações de assédio no ambiente profissional.

Veja reportagem:

Veja nota da CMM:

“A Câmara Municipal de Manaus (CMM) confirma que abriu o procedimento de sindicância para apurar suposto assédio envolvendo um de seus procuradores. Tão logo tomou ciência do caso, o presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (União Brasil), determinou a abertura imediata da investigação interna. A CMM informa que a servidora que formalizou denúncia contra o procurador foi redirecionada para o gabinete da vereadora Yomara Lins (Podemos), vice-presidente do Parlamento Municipal. O procurador Eloi Pinto de Andrade Junior, presidente da sindicância, solicitou a prorrogação, por mais 30 dias da investigação, tendo em vista a necessidade de ouvir as testemunhas do caso, além do prazo que será aberto para defesa do acusado, que neste caso, é de no mínimo 10 dias.

A CMM reforça que não compactua com qualquer tipo de conduta que cause exposição e/ou constrangimento de mulheres ou qualquer servidor da Casa Legislativa, e aguardará a conclusão da comissão para que novas ações formais e legais sejam adotadas.

Manaus, 09 de julho de 2024

Diretoria de Comunicação da CMM”. 





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais