Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Vereador propõe criação de documento de identificação para ostomizados em Manaus

Compartilhe
Vereador propõe criação de documento de identificação para ostomizados em Manaus

Manaus – O vereador Alonso Oliveira deu entrada em dois Projetos de Lei (PL’s) para beneficiar os ostomizados em Manaus, na manhã desta segunda-feira. A primeira proposta cria um documento de identificação para os pacientes. Já o segundo projeto institui a data de 13 de fevereiro como dia para incentivo às ações voltadas para este público na capital amazonense.

De acordo com o PL No 379/2019, fica garantido, no âmbito do município de Manaus, o documento de identificação às pessoas ostomizadas. Ainda segundo o projeto, a expedição do documento de identificação será atribuição da Associação dos Ostomizados do Estado do Amazonas (AOEAM)

Já o PL 378/2019 institui no calendário oficial de Manaus, o “Dia Municipal dos Ostomizados”, a ser comemorado anualmente no dia 13 de fevereiro. Na data, a prefeitura poderá apoiar eventos ligados a comemoração da data criada, inclusive autorizando o uso dos espaços públicos para atendimento, orientação e conscientização das pessoas ostomizadas.

Hoje, Manaus possui aproximadamente 1,5 mil pessoas ostomizadas. “O documento de identificação, especificando a deficiência, beneficiará na medida em que será suficiente apresentar o item, sem a necessidade de passar pelo constrangimento de mostrar a bolsa, sendo essencial para garantir qualidade de vida aos pacientes. O mais importante é evitar o constrangimento dessas pessoas”, disse o vereador.

Para a criação da do dia comemorativo, Alonso argumentou que a data visa chamar a atenção da sociedade e enaltecer a relevante necessidade de reconhecimento e atenção que os ostomizados precisam, bem como homenagear o relevante trabalho que vem sendo realizado pela AOEAM.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais