Treta entre Amom Mandel e Roberto Cidade sobre autismo marca debate na Band; veja vídeo
Amazonas – No debate eleitoral realizado pela Band nesta quinta-feira (8), a discussão acalorada entre os deputados Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (União Brasil) chamou a atenção dos espectadores. O embate se deu em torno de uma declaração controversa de Roberto Cidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que provocou uma reação imediata de Mandel.
Durante o debate entre os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade abordou a questão do autismo ao mencionar que seu filho foi diagnosticado com o transtorno. “Infelizmente, o meu filho também é autista”, disse Cidade, antes de anunciar a criação de um grande programa de tratamento para pessoas com TEA na capital amazonense. A escolha das palavras, no entanto, não foi bem recebida por Amom Mandel, que também é autista.
Amom, diagnosticado com TEA aos 14 anos, não hesitou em responder à fala do adversário, afirmando: “Eu quero fazer uma reprimenda e chamar a atenção, o deputado Roberto Cidade falou que infelizmente seu filho é autista e eu, como autista, queria até conversar com todos para dizer que ser autista não é algo ‘infelizmente’, uma tristeza, não é nada negativo.”
No outro bloco, Roberto Cidade respondeu a menção e disse que “Amom não iria conseguir pautar o debate”, sinalizando que a provocação não chegou a tirar o deputado do sério.