Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

TRE reprova contas do PCdoB por ilegalidade no uso do Fundo Partidário no Amazonas

Compartilhe
TRE reprova contas do PCdoB por ilegalidade no uso do Fundo Partidário no Amazonas

Amazonas – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reprovou as contas do exercício de 2017 do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), comandado pelo ex-deputado estadual Eron Bezerra, que é marido da ex-senadora Vanessa Grazziotin. A informação consta no Diário Oficial do órgão, e foi publicada no dia 23 de junho.

De acordo com o processo, registrado sob o n° 0600065-96.2018.6.04.0000, o partido (PCdoB) não destinou o percentual de ‘5% dos recursos do Fundo Partidário na promoção e divulgação da participação política das mulheres’. O TRE também identificou a ‘ausência da abertura de conta bancária específica para movimentação desse percentual ‘. Essas ausências são ‘falhas que comprometem a regularidade das contas’.

Essas falhas, como cita o documento, são consideradas ‘irregularidades graves, uma vez que impossibilitam a correta verificação da observância da destinação legal de recursos do Fundo Partidário’. No entanto, mesmo com a reprovação, o PCdoB não deverá ser penalizado em relação a pagamentos de multas.

A decisão ainda destaca que ‘o artigo 3° da Emenda da Constituição n° 117/2022 veda a aplicação de qualquer sanção referente à ausência de aplicação do percentual de 5% dos recursos recebidos do Fundo Partidário para a promoção e divulgação da participação das mulheres’. Porém o  texto destaca que não aplicação da multa não afasta a ocorrência da irregularidade.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais