TJAM escolhe duas novas desembargadoras e reforça presença feminina na Corte; veja vídeo
Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ganhou, nesta terça-feira (1º), duas novas desembargadoras. As juízas Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas foram promovidas ao 2.º grau do Judiciário estadual durante sessão do Pleno, que analisou os critérios de merecimento e antiguidade para o preenchimento das vagas.
As promoções ocorrem em razão das aposentadorias dos desembargadores Joana Meirelles e Elci Simões, que deixaram o cargo ao completarem 75 anos, idade-limite para magistrados no país.
Ida Maria, titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, foi promovida pelo critério de merecimento. Já Lia Maria, da 11.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da capital, foi escolhida com base no critério de antiguidade.
Com a nomeação das novas desembargadoras, o TJAM passa a contar com dez mulheres no segundo grau da Justiça, ao lado de 16 desembargadores homens. A composição atual reflete o avanço da representatividade feminina dentro do Poder Judiciário amazonense.
A sessão que definiu as promoções foi acompanhada com grande expectativa por membros da magistratura e da comunidade jurídica. As novas desembargadoras devem assumir os cargos nos próximos dias, após os trâmites administrativos e a publicação oficial da nomeação.


