Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

“Tia da sopa” vereadora Glória Carrate reaparece depois de quatro anos para as eleições 2020

Compartilhe
“Tia da sopa” vereadora Glória Carrate reaparece depois de quatro anos para as eleições 2020

A cada ano a briga pelo poder cresce e mais nomes surgem nas disputas eleitorais, sejam eles estaduais ou municipais. E nesse ano, nas Eleições Municipais para prefeito e vereadores, não será diferente. Há uma especulação de ao menos 12 nomes como pré-candidatos a prefeito em Manaus.

Já para o cargo de vereador, a expectativa é de que sejam aproximadamente 1.700 nomes concorrendo as 41 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM), dentre esses nomes alguns já são bastante conhecidos no meio político, por exercerem a função há quase duas décadas e que se “perpetuam” na cadeira de vereador.

Um desses nomes a exemplo é o de Glória Carrate (PL), que está como vereadora na cidade de Manaus há quase 20 anos. Seu primeiro mandato iniciou em 2001 e hoje a parlamentar cumpre seu quinto mandato e já corre para conseguir o sexto.

Glória “embarcou” na política por conta da popularidade de seu esposo, o ex-deputado estadual e médico dr. Miguel Carrate, que atendia pacientes em uma clínica popular no bairro da Compensa.

Glória também ficou conhecida como a “mulher da sopa”, por distribuir sopas em diversos pontos da cidade.

Em sua passagem pela Câmara, Glória Carrate aprovou, entre os anos de 2015 a 2018, de acordo com o site da CMM, cerca de 50 leis, entre elas de datas comemorativas inseridas no calendário oficial de Manaus, de utilidade pública e de conscientização de diversos temas.

  1. Isso tem se tornado cada vez mais frequente no meio político em Manaus com a “perpetuação” de alguns nomes no poder, e que dar muito bem para relacionar na composição de Dominguinhos e Nando Cordel “Isso aqui tá bom demais”, que mostra como é grande o “apego” de alguns candidatos pelo cargo político.

O vereador em Manaus cumpre três dias de trabalho no Plenário da Casa Legislativa (segunda a quarta) por semana e tem um salário líquido de R$ 11.250,40.

Mudança de cenário

Na última eleição municipal em 2016, o quadro começou a ser revertido e os manauaras mudaram o quadro de parlamentares em 50%, somente 21 dos parlamentares se reelegeram, e 20 deles foram “novos” nomes.

Especialistas políticos acreditam que esse cenário possa crescer em 2020 e já falam em uma mudança em ao menos 60% de renovação na CMM.

Vereador

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais